Senador do PSDB vai assumir a Secretaria de Administração do governo do Amapá

Crise geral – O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) será o novo secretário de Administração do governo do Amapá. A posse está prevista para a primeira semana de fevereiro, quando o parlamentar deixar o mandato. Ele concorreu à reeleição, mas os cerca de 48 mil votos conquistados nas urnas lhe garantiram apenas o quinto lugar na disputa.

O convite foi feito pelo governador Camilo Capiberibe (PSB) depois de consultar dirigentes do Partido dos Trabalhadores, que concordaram em ter um tucano no ninho da coligação. Papaléo chega com a função de equilibrar as finanças e criar um melhor ambiente na própria administração pública, depois do escândalo da prisão de figuras importantes da política local.

O senador aproveita a semana em Brasília para se despedir de colegas de parlamento e de amigos que fez ao longo de oito anos no Senado Federal. Médico de profissão, Papaléo Paes conseguiu ter bom trânsito inclusive com o governo por conta de seu comportamento que chega a lembrar o de um monge tibetano.

No governo sua atuação não deverá ser tão simples. O governador Capiberibe decidiu enxugar os gastos e apertar a cobrança de tributos. Há uma semana suspendeu o pagamento dos “restos a pagar” no valor de R$ 272,6 milhões.

Também serão reduzidos 65% dos sete mil contratos administrativos. O número de gerências de projetos deve diminuir de 678 para 200. O governador, que criou o gabinete de crise no início desta semana, dias antes de anunciar as ações que as medidas.