Seleção sub-20 aplica goleada de 5 a 1 no Chile pelo Campeonato Sul-Americano

Outra vez Neymar – O Brasil superou a altitude de Arequipa e não deu chances para o Chile, na abertura do hexagonal final do Campeonato Sul-Americano Sub-20, que está sendo disputado no Peru. Depois de um primeiro tempo equilibrado, a seleção deslanchou no segundo com mais uma grande atuação de Neymar e goleou por 5 a 1.

Com a vitória, a equipe de Ney Franco saltou diretamente para a liderança do grupo decisivo, à frente do Uruguai e do Equador no saldo de gols. Na quinta-feira, volta a campo para enfrentar a Colômbia em busca da segunda vitória, que pode a colocar próxima do objetivo triplo: conquistar o título e ainda as vagas para as Olimpíadas de Londres 2012 e para a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA Colômbia 2011.

Com mais dois gols, Neymar chegou a sete na competição e se isolou na artilharia. O atacante do Santos já havia brilhado na primeira fase ao marcar quatro vezes contra o Paraguai e outra nos 3 a 1 contra a Colômbia.

Como era de se esperar, o Brasil tomou a iniciativa nos primeiros minutos, enquanto o Chile só se preocupava em marcar. A primeira boa oportunidade de gol veio quando a habilidade de Willian José, Lucas e Neymar venceu a forte e pesada marcação adversária. Aos 16, Lucas foi derrubado na entrada da área. Falta para o Brasil que Neymar cobrou com categoria, e a bola ainda bateu no travessão antes de entrar.

A resposta do Chile foi, no entanto, imediata. Em lance isolado, a marcação brasileira não acreditou na persistência de Carrasco, que após cruzamento finalizou quase sem ângulo e venceu o goleiro Gabriel, que falhou no lance.

Em seguida, Willian José e Neymar tabelaram e o camisa 7 quase marcou um belo gol por cobertura. Já o Chile se empolgou com o empate e foi para cima, conseguido boas chances para quase virar. Em uma delas, Pinera cobrou falta e a bola acertou a trave direita de Gabriel. Três minutos depois, novamente Pinera quase marcou, desta vez parando em grande defesa de Gabriel.

No final da primeira etapa, o Brasil esfriou o ímpeto chileno e, por muito pouco, não foi ao vestiário em vantagem quando Willian José iniciou jogada que Oscar quase encerrou em gol.

Na segunda, Neymar voltou a chamar a responsabilidade no ataque brasileiro. Logo aos dois minutos, após cruzamento de Oscar, Bruno Uvini cabeceou e o atacante do Peixe mandou para as redes. Precisando do empate, o Chile foi para cima, mas o Brasil encontrou os espaços que queria. Aos 19, após lançamento partindo da defesa, Willian José cabeceou e Lucas, por cobertura, venceu Alfaro. Golaço.

O mesmo Lucas precisou sair de campo mais tarde, vítima de uma entrada dura da defesa chilena. Apesar do susto, teve tempo para mais. Após passe de Neymar, Diego Maurício – que entrara dois minutos antes justamente no lugar de Lucas – finalizou com precisão. No último minuto, novamente Diego Maurício fez bela jogada e serviu Willian José, que cabeceou com precisão para encerrar a conta.