Com gol de Ronaldinho Gaúcho, Flamengo goleia na primeira partida da Copa do Brasil

Classificado – Flamengo e São Paulo estrearam com boas vitórias na Copa do Brasil e eliminaram a necessidade de um segundo jogo para decidir a vaga na segunda fase da competição. O Rubro-Negro derrotou o Murici (AL), em Maceió, por 3 a 0 com direito a gol de cabeça de Ronaldinho Gaúcho depois de um primeiro tempo sofrível, enquanto o Tricolor, em sua volta à competição após oito anos, bateu o Treze (PB), em Campina Grande, pelo mesmo placar, sob o comando de Lucas e Dagoberto.

Diante de um estádio Rei Pelé completamente lotado para a primeira partida de Ronaldinho Gaúcho pelo Flamengo fora do Rio, a equipe carioca frustrou as expectativas da torcida com uma atuação abaixo da crítica na primeira metade do jogo. Enquanto o camisa 10 e Thiago Neves se alternavam em jogadas falhas, quem brilhava era Gustavo, jovem destaque do acanhado Murici. Ele e Everlan protagonizaram as melhores chances da equipe da casa nos 45 minutos iniciais e assustaram a zaga rubro-negra, forçando Felipe a fazer boas defesas para salvar o time da Gávea.

As substituições de Vanderlei Luxemburgo para o segundo tempo mudaram a cara do Flamengo. Com Egídio e Fierro no lugar de Welinton e Maldonado, respectivamente, o time se encontrou em campo e partiu para cima do Murici em busca dos gols. O técnico ainda trocou Deivid por Negueba e mudou o posicionamento de Ronaldinho. O resultado não demorou a aparecer. Aos 21, Léo Moura foi à linha de fundo e cruzou na cabeça do camisa 10, que subiu mais que a zaga rival e aparou de cabeça com perfeição, marcando seu primeiro gol com bola rolando pelo Flamengo. A classificação veio em uma cobrança de falta pela direita, uma bomba de Renato Augusto, e o Rubro-Negro ainda teve tempo de fazer mais um, com Negueba, após belo passe de Thiago Neves.