Protestos em duas cidades do Distrito Federal por conta das péssimas condições do transporte coletivo

Fogo em ônibus – A manhã desta sexta-feira (18) começou tumultuada no Distrito Federal por conta de uma manifestação e uma greve na área do transporte coletivo. Pelo menos um ônibus foi incendiado na entrada de Brasília. Na cidade de Valparaíso, moradores protestaram pelo péssimo serviço de ônibus e a falta de passarelas sobre a BR-040. É a segunda manifestação em menos de um mês pelo mesmo motivo.

A primeira manifestação aconteceu no município de Santo Antônio do Descoberto, quando moradores apedrejaram a prefeitura para reclamar dos serviços públicos, inclusive o transporte precário entre Brasília e a cidade goiana do Entorno do DF. Durante toda uma manhã os moradores enfrentaram a Polícia Militar com paus e pedras. No protesto de hoje, em Valparaíso, a rodovia federal foi interditada parcialmente. No final da manhã, o Corpo de Bombeiros interditou a pista e apagou rapidamente o fogo em um ônibus, segundo o “Clic Brasília”.

Em Sobradinho, cidade satélite a 20 quilômetros do Plano Piloto, 380 funcionários da Cooperativa do Transporte Público Alternativa (Coopertran) paralisaram as atividades durante as primeiras horas do dia. A reportagem do “Correio Braziliense” explicou que de acordo com o diretor do Sindicato dos Rodoviários, Diógenes Nery, os empresários prometeram regularizar o pagamento dos salários atrasados e a situação dos funcionários sem carteira assinada.

Os 80 micro-ônibus que fazem as linhas internas pelos condomínios de Planaltina e Sobradinho já estão liberados para voltar a circular, de acordo com o sindicato. Caso a situação não seja regularizada na próxima quarta-feira (23/2), a categoria deve reunir-se novamente para tomar uma nova decisão.