Estreia prevista de “VIPs” nas prateleiras das locadoras

(*) Carlo Iberê, do CineLux

Parece que vai. Depois de vencer o Festival do Rio nos votos do júri, em outubro passado, “VIPs” ficou na prateleira, mas agora está com estreia prevista para 25 de março.

Embora baseado numa história real, “VIPs” ganhou na categoria ficção, contando o acachapante golpe aplicado por Marcelo Nascimento Rocha, que se fez passar por filho de Nenê Constantino, dono da aérea GOL, durante um carnaval no Recife, em 2001.

Lá apresentou-se como Henrique Constantino e chegou a ser entrevistado por Amaury Junior, então na TV Record. O mico está no filme. Foi preso na sala vip da Líder, junto aos atores-caroneiros Marcos Frota, Carolina Dieckman e o empresário Ricardo Macchi, esperando o jatinho que os levaria para São Paulo.

Nascimento é interpretado por Wagner Moura, o que lhe valeu o prêmio de melhor ator. Gisele Fróes e o argentino Jorge D’Elía ficaram com os prêmios de coadjuvantes. Dirigido por Tonilko Melo, tem Fernando Meirelles, da O2, como produtor.

A história completa das dezenas de golpes, iniciados quando o protagonista ainda era menino, está no livro “VIPS – Histórias Reais de um Mentiroso”, de Mariana Caltabiano.

“VIPs”, o filme, está sendo comparado a “Prenda-me se for Capaz”, outra história real, que tem Leonardo Di Caprio interpretando Frank Abgnale, um dos maiores vigaristas da história dos EUA.