Seguido de tsunami, terremoto causa destruição e pânico em várias cidades japonesas

Fúria da natureza – Um terremoto de 8,9 graus na escala Richter atingiu a costa Noroeste do Japão na tarde desta sexta-feira (11), horário local, seguido de um violento tsunami que invadiu várias províncias japonesas, causando destruição. O abalo correu a 130 km da costa e a 24 km de profundidade, o que explica as ondas de até metros de altura.

O terremoto foi seguido por duas réplicas, ambas de 6,4 graus, de acordo com informações do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS). O alerta de tsunami foi estendido pelo Centro do Pacífico para a Rússia e Ilhas Malvinas.

Situado no Anel de Gogo do Pacífico, o Japão é alvo de constantes terremotos. Por conta disso, as autoridades locais adotaram normas rígidas para a construção civil, o que novamente evitou que os edifícios sofressem maiores danos. Apenas um incêndio em um edifício foi registrado até agora. Na capital Tóquio, alarmes foram acionados para avisar a população sobre o terremoto, o que levou a assustada população às ruas. O serviço de telefonia fixa e celular foi interrompido e o trem-bala (shinkansen) deixou de funcionar.

Nas províncias litorâneas japonesas, milhares de carros foram arrastados pela força do tsunami, embarcações arremessadas aos centros das cidades e casas arrastadas. Informadas com antecedência, a população, em sua maioria, conseguiu escapar para terrenos mais elevados.

Em entrevista à Rádio Jovem Pan, o embaixador do Brasil no Japão, Marcos Bezerra Abbott Galvão, afirmou que, de acordo com os consulados, não há informações de vítimas nas comunidades brasileiras.