Livro “verde” coloca mais combustível na discussão sobre ambiente e aquecimento

Visita ao Brasil – Um livro que chega às livrarias brasileiras neste mês promete tirar o sono de muitos ambientalistas e colocar combustível na discussão sobre as questões ambientais, especialmente sobre o aquecimento global. Trata-se de “Planeja Azul em Algemas Verdes”, do presidente da República Tcheca, Václav Klaus. “O que está em perigo: o clima ou a nossa liberdade?”, dispara em sua obra o mandatário da Europa Oriental.

“Planeta Azul em Algemas Verdes”, discute o aquecimento global e coloca em questão a postura imposta ao ser humano e que lhe talha a liberdade. “O ambientalismo é uma ideologia semelhante à religião”, diz ele. O líder Tcheco não questiona a existência de um processo de alteração do clima, mas discorda da amplitude dada ao problema. O presidente tcheco recorre a estudos de cientistas renomados para afirmar que – ao contrário do que se está querendo fazer entender – diversas atividades econômicas não são causadoras das mudanças climáticas.

O livro já está sendo distribuído pela DVS Editora, de São Paulo, mas Vaclac Klaus estará no Brasil para entrevistas e provavelmente uma palestra. A visita está prevista para o final de abril. Desde 2003, Václav Klaus ocupa o cargo de pre¬sidente da República Tcheca. Deu início a sua carreira política em 1989, como ministro da Fazenda.

“O problema do aquecimento global tem bem mais a ver com as ciências sociais do que com as naturais, mais com economia do que com climatologia, mais a ver com o ser humano e sua liberdade do que com um aumento na temperatura média global em alguns décimos de grau Fahrenheit”, afirma.

Para ele, o aquecimento global tornou-se um tópico extremamente contro¬verso. Dos dois lados do Atlântico, o debate transformou-se numa guerra cultural contra a liberdade econômica. Por isso é necessário que pessoas defendam a liber¬dade de se renovar tal debate, e assim demonstrar como pessoas livres podem lidar melhor os desafios que enfrenta a civilização.

“A coerção do politicamente correto, mais severa do que nunca, está ficando cada vez mais forte, e só há espaço para uma verdade, a qual é, mais uma vez, imposta a todos nós”, conclui.