Japão busca alternativa energética no petróleo, que atropela a insana declaração de Carlos Lupi

O céu é o limite – Ministro do Trabalho, o carnavalesco Carlos Lupi (PDT) estaria demitido se estivesse em um país minimamente civilizado e integrasse um governo com doses mínimas de responsabilidade. Horas depois do terremoto seguido de tsunami que devastou parte do Japão, a presidente Dilma Rousseff enviou nota às autoridades japonesas se solidarizando com o povo da terra do sol nascente.

O secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho – aquele do escândalo Celso Daniel – disse que a presidente Dilma está extremamente preocupada com os desdobramentos da tragédia japonesa e que brasileiros que trabalham no Japão a serviço do governo federal, como, por exemplo, os funcionários do Banco do Brasil, começam a voltar ao País.

Na terça-feira (15), o ministro Carlos Lupi, contrariando a orientação palaciana, disse que em relação à catástrofe japonesa o Brasil deve “ganhar mais do que perder”. Se por um lado a democracia permite a chegada de qualquer cidadão ao poder, por outro faz com que um despreparado coloque sua incapacidade a serviço da nação. É o caso de Lupi, que balbucia asneiras sem conhecer a extensão da tragédia que aflige os japoneses e muito menos tem tutano suficiente para avaliar suas consequências.

Com o colapso das usinas nucleares japonesas, o governo da terceira maior economia do planeta terá de buscar alternativas imediatas para a geração de energia. A saída mais próxima, apesar de ecologicamente incorreta, é a produção de energia através do uso do petróleo. Com a crise política que afeta o mundo árabe e a tragédia do Japão, a tendência é que o preço do petróleo dispare no mercado internacional. Se esse cenário se confirmar, todos os países sofreram as consequências, a começar pelo recrudescimento da inflação, o que interromperia o difícil processo de recuperação da economia internacional. E a situação tende a piorar se as grandes potências decidirem rever seus projetos de energia nuclear.

Ou seja, só mesmo um irresponsável como Carlos Lupi é capaz de enxergar lucro onde há perspectivas de prejuízo. Resumindo, ou Lupi é um visionário, ou, então, ele carece de uma camisa de força com urgência.