Darin estréia “Carancho” em Brasília na pele de um advogado de porta de hospital

(*) Carlo Iberê, do CineLux

Praticamente seis meses depois de ter participado do Festival do Rio e de já ter seu protagonista, Ricardo Darín, em outro sucesso de bilheteria na Argentina, “Abutres” inicia sua carreira em Brasília.

O “circuito” ainda resume-se a uma sala, num distante shopping, no inacreditável horário das 14h. Em “Carancho”, como dizem os portenhos, Darín é Sosa, um advogado de porta de hospital, empregado de uma seguradora que faz qualquer negócio para vender seu peixe. Nessa, conhece Luján, uma médica interpretada por Martina Gusman.

Outro argentino bem cotado, mas que chega apenas às locadoras sem nunca ter conhecido o circuito comercial brasileiro, é “Dois Irmãos” – ” Dos Hermanos “, com Graciela Borges, no papel de Susana, uma possessiva agente imobiliária, e Antonio Gasalla, o bondoso e sensível irmão Marcos.

Entre os nacionais, uma esperada pré-estreia é “Amor?”. Hoje à noite, 21:30h, no Unibanco Arteplex, na Praia de Botafogo, é a vez dos cariocas. Amanhã, no mesmo horário, no Espaço Unibanco da Rua Augusta, são os paulistas.

Em “Amor?”, João Jardim, co-diretor de “Lixo Extraordinário”, reuniu grande elenco para narrar, na primeira pessoa, oito histórias reais e discutir a fronteira entre o amor e o ódio, carinho e violência.

Jardim ganhou como Melhor Filme no Festival de Brasília, ano passado, no voto do Júri Popular. A cidade torce uma uma pré-estreia.