Deputado chega à Câmara graças a questões de interesse da fronteira com a Venezuela

Mensagens em espanhol – Deputado de primeiro mandato na Câmara dos Deputados, Raul da Silva Lima Sobrinho é filho de um ex-negociante de diamantes da Bolívia e da Venezuela. O sotaque carregado revela a forte influência do espanhol latino-americano, não só em sua formação familiar, mas nas relações especialmente com a Venezuela.

Raul não nega o passado. Faz questão de reafirmar suas raízes que lhe garantiram duas eleições para a Assembleia Legislativa de Roraima e a indicação para a Câmara nas eleições de 2010. Sua preocupação, desde a sua primeira eleição, em 2002, tem sido as questões entre o Brasil e a Venezuela, especialmente temas paroquiais nas fronteiras de Santa Elena de Uairén e Pacaraima. Foi presidente da Câmara Comercial Brasil-Venezuela, em Boa Vista.

Empresário com negócios em Boa Vista, o parlamentar tem como principais clientes os venezuelanos. No mandato, também revela um estreito contato com os hermanos. Em sua página pessoal no Facebook, dos 23 comentários elogiosos pela sua eleição, 18 são feitos com venezuelanos.

É o caso, por exemplo, de Elizabeth Amundaray, que avisa que vai ao Brasil em outubro, quando “te este entregando La banda de diputado federal. Te quiero mucho”. Guilhermo Fuentes Raul, Muchas Felicidades. “Te deseo lo mejor y se que lo vas a lograr!!! Sigue adelante. Hermano!!”

Raul Lima está em Dubai, onde fez questão de ser fotografado em trajes bebuínos ao lado de um camelo. Antes, chegou a reclamar que não tinha encontrado ainda um animal que lembra o deserto. Em resposta, a amiga do Facebook Anilza Lucena Epifanio Lucena, comenta em castelhano: “traz uma idea buena pa nuestro Estado, ademas de las tuyas q tienesque son buenisimas..rrsrs buen viaje”.

Na Câmara avisou que estaria em viagem oficial (sem ônus para a Casa) entre os dias 10 e 21 de abril. Estaria em visita à China, na 109ª Feira de Cantão (Guangzhou, Guangdong). Mas no seu perfil pessoal, aparece em Dubai ao lado de camelos. Os assessores do seu gabinete também devem ter aproveitado para gazetear, pois o telefone ninguém atende.

O parlamentar, que já mudou de partido três vezes desde que se filiou a uma agremiação partidária em 1999, mostra também seu lado ianque. Morou no Texas (EUA), onde estudou em escolas secundárias e na Texas Tech University Lubbock. Lá também obteve o brevê para pilotar aeronaves bimotoras.