Abandonadas pelo governo, Forças Armadas comemoram na terça-feira o “Dia do Exército Brasileiro”

Nada a comemorar – Sucateadas e com o orçamento diminuído em função do corte no Orçamento da União de 2011, as Forças Armadas comemoram na terça-feira, 19 de abril, o Dia do Exército Brasileiro, instituição importante para a soberania de um país com dimensões continentais como o Brasil.

No rastro da tesourada anunciada pelo Palácio do Planalto, a pasta da Defesa viu o seu orçamento inicial de R$ 4,2 bilhões encolher R$ 1,5 bilhão, o que coloca as três Armas em situação ainda caótica.

Há muito sem renovar os equipamentos, o Exército Brasileiro promoverá eventos em todo o País, o que deve ser visto pelos brasileiros como um alerta para a degradante situação que enfrentam as forças militares nacionais.

A Força Aérea Brasileira, por exemplo, continua aguardando uma decisão palaciana sobre a renovação da frota de supersônicos, assunto que Luiz Inácio da Silva deixou para sua sucessora, Dilma Rousseff, que por causa do corte de gastos suspendeu a prioridade do tema. Para que a situação não piore ainda mais, a Embraer fará reformará e, na medida do possível, atualizará alguns caças F-5 da FAB.

Em outra ponta está a Marinha, cuja frota está sucateada e carecendo de novos equipamentos, principalmente para a patrulha da vasta costa brasileira, agora palco da exploração do petróleo da camada pré-sal.

Quando Lula da Silva apresentou Dilma Rousseff aos eleitores como a garantia da continuidade de seus dois governos, os militares brasileiros já sabiam que a situação de penúria seria prorrogada mais uma vez.