Segundo festival do pequeno cineasta de curtas será realizado em novembro, no Rio

(*) Carlo Iberê, do CineLux

Boas notícias que garantem o futuro do cinema, essa arte que mobiliza admiradores desde 1895. Em novembro, acontece a 2ª edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta para curtas produzidos por crianças e jovens entre 8 e 17 anos, completos até 31 de dezembro.

O Festival é dividido em duas categorias, Mostra Competitiva Nacional e Mostra Competitiva Internacional, separadas em filmes criados por crianças e filmes criados por jovens.

A edição do ano passado recebeu 98 filmes, de 10 países – Inglaterra, Escócia, Itália, Grécia, Espanha, Venezuela, México, Argentina, Bolívia, Perú, além do Brasil.

O evento acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 12. Além da parte competitiva, tem a Mostra Não Competitiva Oficina Pequeno Cineasta, com filmes realizados por alunos de escolas cariocas. Além desse, também com o mesmo objetivo, existe o Festival Internacional de Cinema Infantil, que já vai para a sua 9ª edição.

O problema do FICI é que o site está totalmente desatualizado. A única informação recente é que as inscrições foram prorrogadas para o próximo dia 9 de maio. E não é por falta de patrocínios, veja ao pé da página principal deles.

Um bom exemplo do que essa galera apronta com uma câmera na mão, é o curtinha abaixo, feito por dois jovens brasilienses, Eduardo Galbinsky e Christiano Osório, ambos de 14 anos. Chama-se “Linguiças Calabresas”, adaptado de uma crônica de Luís Fernando Veríssimo. A dupla mostra ousadia, criatividade e técnica.