A ditadura das distribuidoras de filmes em Brasília a serviço dos blockbusters

(*) Carlo Iberê, do CineLux

Em Brasília vive-se sob a ditadura das duas principais redes distribuidoras-exibidoras, Severiano Ribeiro e Kinoplex. Hoje, exatamente 20 filmes estão em cartaz, nenhum que não seja blockbuster.

Filmes não ou pouco comerciais são raridades, encontrados basicamente nas promoções do Centro Cultural do Banco do Brasil. Lugar onde Lula da Silva montou seu “palácio” enquanto o Planalto era reformado. Não se tem notícia que o ex tenha aproveitado a proximidade e ido ao cinema. Mas isso são outros quinhentos.

Esta semana surgiu uma boa notícia nesta terra árida de filmes alternativos que mostrem outras linguagens cinematográficas, culturas e olhares menos “enlatados”, é o Festival de Cinema Europeu 2011, promovido por uma das lojas Livraria Cultura, de Brasília.

O evento começa no próximo dia 05, com um filme húngaro, “O Último Relatório sobre Anna”, de 2009. As sessões começam às 19:30h, uma boa notícia para quem trabalha.

No site da livraria é possível encontrar a programação. Uma pena que sem sistematização e de forma cansativa. É um vai e volta só. Até nisso dá trabalho ser alternativo.

Dia 6 é a vez de “Rooster’s Breakfast”, que conta histórias de amor, paixões secretas e frustrações em uma pequena aldeia da Eslovênia. Deste há trailer na internet.