Clube dos 13 também se rende à TV Globo na briga pela transmissão dos jogos do Brasileiro

Fim da polêmica – A briga pelos direitos de exibição do Campeonato Brasileiro na TV aberta pode ter chegado ao fim – e com vitória da TV Globo. O Clube dos 13 teria aceitado o pedido dos grandes times do futebol nacional e liberado o caminho para as negociações individuais com a emissora carioca.

Segundo os portais “UOL” e “Lancenet”, após uma reunião realizada entre o Clube dos 13 e os representantes dos times de futebol do País, o presidente da entidade, Fabio Koff, teria cedido às solicitações dos clubes e concordado em retirar a denúncia feita contra a Globo no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e rescindido o contrato assinado com a RedeTV, a ganhadora oficial do leilão promovido pelos direitos de transmissão.

Se confirmada a decisão, a vitória da TV Globo nesta batalha que já dura meses fica praticamente declarada. Até o momento, o Clube dos 13 vinha mantendo-se irredutível em sua decisão de que os direitos do Campeonato eram da RedeTV. Enquanto isso, a Globo fechou contratos individuais com 15 grandes clubes nacionais, que deixaram claro o seu desacordo com as regras para a licitação criadas pelo C13.

Na semana passada, o próprio Cade sinalizou uma inclinação para o lado da Globo em uma reunião feita no Senado. O presidente do Conselho, Fernando Furlan, declarou que não é de sua competência criar regras para o futebol e para o setor de comunicação e disse que não criaria impedimentos para os contratos da Globo com os clubes, caso eles obedecessem as regras vigentes.

Em entrevista ao “Meio & Mensagem”, o diretor de operações da emissora, Kalled Adib Neto, condenou o fato de o Conselho tomar uma posição sem nem ao menos ter visto os contratos e afirmou que a emissora não desistiria facilmente do direito adquirido com a vitória na licitação. Procurada após a publicação da notícia da nova postura do Cade, a “RedeTV” afirmou que não recebeu nenhuma notificação de rescisão de contrato e se declarou surpresa a respeito do assunto.