Santos e Corinthians não mexem no placar e empurram decisão para novo confronto

Ganso lesionado – Final de campeonato estadual com clássico é sinônimo de jogo tenso e muita rivalidade. E neste domingo, foi exatamente o que se viu nos primeiros rounds das decisões em São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Se no Pacaembu Corinthians e Santos não mexeram no placar apesar do duelo bem movimentado, no Beira-Rio o Grêmio fez 3 a 2 no Inter, enquanto na Arena do Jacaré foi o Atlético-MG quem saiu na frente ao bater o Cruzeiro por 2 a 1. Nada, porém, está decidido. Tem mais clássico e mais emoção no domingo que vem, quando os campeões serão conhecidos Brasil afora.

Na decisão do Campeonato Paulista, cada time foi melhor em um tempo. Se o Corinthians teve mais posse e até criou mais na primeira etapa – com uma chance perigosa de Bruno César e outra de Liédson –, no segundo foi o Santos que se impôs, com Neymar mais uma vez mostrando que é o grande nome da equipe no momento.

A importância do atacante ficou ainda maior quando Paulo Henrique Ganso deixou o gramado sentindo uma lesão na coxa no final do primeiro tempo. Na volta, Neymar foi liberado para armar e atacar e retribuiu com muita velocidade e ao menos três boas chances de gol, uma delas em chute que raspou no travessão. Do outro lado, o Corinthians recuou e só saiu com perigo em rápidos contra-ataques. Liédson também carimbou o poste de Rafael, mas foi só.

A decisão agora vai para a Vila Belmiro com mais incógnitas do que soluções. Uma, por exemplo, é saber como o Santos se apresentará sem Ganso, que ficará um mês longe dos gramados. Outra é ver como a equipe de Muricy Ramalho encarará o cansaço pela maratona de jogos que tem pela frente – joga no meio da semana contra o Once Caldas em Manizales, pelas quartas de final da Copa Libertadores.O Corinthians, por sua vez, terá uma semana inteira para se preparar, mas vai precisar ser mais ofensivo na casa do rival.