Senador do PMDB quebra duas pernas e perfura pulmão em acidente de automóvel no Maranhão

Quadro é grave – O senador Édison Lobão Filho (PMDB-MA) está consciente e já conversou com familiares na manhã desta sexta-feira (13), inclusive com o pai, o ministro Édison Lobão (Minas e Energia), após ser internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da UDI, em São Luís. O parlamentar sofreu um grave acidente na noite de quinta-feira (12), por volta das 20h30, na rodovia MA-202, no município de Paço do Lumiar, na Grande São Luís. Lobão Filho quebrou as duas pernas, a costela e teve o pulmão perfurado.

Informações obtidas nesta manhã com parentes próximos dão conta que o senador não corre risco de morte, mas está sob observação médica. O parlamentar terá de ficar em observação nas próximas 48 horas. Dependendo do quadro de saúde, Lobão Filho poderá ser transferido para um hospital de São Paulo, onde teria mais recursos médicos-hospitalares.

Independentemente de onde esteja sendo atendido, Édison Lobão Filho deverá ficar afastado do Parlamento por muitos dias, podendo nesse caso assumir o segundo suplente, Pastor Bel, que recentemente se transferiu do PP para o PMDB. O senador é filho de Édison Lobão (PMDB), que se licenciou do Senado para comandar o Ministério das Minas e Energia.

Segundo a imprensa local e a “Agência Estado”, Lobão Filho estava sozinho em um veículo BMW (ou um Ford Fiesta, segundo o jornalista Décio Sá) que colidiu frontalmente com uma caminhonete. Ele se deslocava até o aeroporto para tratar de assunto relativo ao helicóptero do qual é proprietário e que está na base aérea. O senador foi socorrido pelo genro Marcos Regadas e pelo piloto do helicóptero, Thiago Medeiros, que vinha em um carro logo atrás e se incumbiu dos primeiros socorros.

O peemedebista fraturou a bacia do lado direito, o fêmur esquerdo, a rótula do joelho esquerdo, levemente o nariz, sofreu ferimentos na testa e no braço, de acordo com o jornalista Décio Sá. Também fraturou da 3ª à 8ª vértebras do lado esquerdo da coluna, que perfurou o pulmão esquerdo gerando o chamado pneumotórax – acúmulo anormal de ar entre o pulmão e uma membrana (pleura) que reveste internamente a parede do tórax. Por conta disso, os médicos realizaram uma drenagem no local. O médico particular e amigo da família, Miguel Assub, contou ao blog que também o joelho direito foi fraturado e com a pancada parte do estômago subiu para a caixa torácica.