A estranha viagem de Agnelo Queiroz e seus compromissos em nome da Copa do Mundo

Chapéu alheio – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), arranjou uma “viagem oficial” à Europa, mas não esqueceu de prever em seu roteiro encontros estranhos à agenda, como fez recentemente o presidente da Câmara dos Deputados. O gaúcho Marco Maia (PT) foi à Espanha em companhia do deputado Romário (PSB) e só não assistiu aos jogos pela Liga Europeia por conta da repercussão negativa na opinião pública.

Agnelo, por sua vez, agendou um encontro com o jogador Kaká, como se o meio campista do Real Madrid pudesse ajudar nos pleitos do DF para a Copa do Mundo. Oficialmente, o governador viaja em companhia de três assessores pela Espanha, Alemanha, França e Inglaterra até quinta-feira (19), com o objetivo de buscar recursos para o evento de 2014. Mais estranho que encontro com o craque brasileiro é o desejo de procurar investidor para o Aeroporto Juscelino Kubitscheck, obra sob a jurisdição do governo federal

“Precisamos assumir essa bandeira. Com a reforma e a modernização do Aeroporto Juscelino Kubitscheck, ficaremos em um patamar que vai acelerar a economia do DF e da região”, declarou para o site do governo distrital. Estranhamente, as notícias sobre seus contatos têm sido publicados com atraso, a exemplo do que ocorreu com o anúncio de seu afastamento do governo, noticiado com exclusividade pelo ucho.info.

Agnelo se utiliza de dados do governo federal para ratificar a necessidade da excursão. Lembra que há previsão de investimento de R$ 749 milhões para a ampliação do aeroporto, mas esqueceu de avisar aos espanhóis que a obra está muito atrasada. Mesmo assim, visitou o aeroporto de Madrid para tomar “conhecimento detalhado de sua estrutura e da sua importância para a economia da capital”.

Estranha também a sua informação sobre uma cooperação técnica firmada com a Espanha “para desenvolver o transporte sobre trilhos no país, incluindo o DF”. Como se sabe, Brasília não tem transporte sobre trilhos, exceto o metrô, cujo projeto de ampliação adormece nas gavetas oficiais. Diz a assessoria do governo distrital, que o governador está convencido de que o transporte sob trilhos é uma grande solução para o transporte público no DF.

A nota de que foram iniciados os estudos de viabilidade do transporte ferroviário do Distrito Federal soa apenas como uma resposta midiática. De Madri, Agnelo Queiroz garantiu que as obras devem começar até o segundo semestre de 2012. Seriam priorizadas as linhas entre Luziânia e a antiga Rodoferroviária de Brasília e a ligação Goiânia-Brasília.