Mesmo com pênalti perdido, o Santos FC garante vaga na fase semifinal da Libertadores

Apreensão – Foi sofrido, mas o Santos Futebol Clube garantiu sua vaga na fase semifinal da Copa Libertadores da América e manteve vivo o sonho do terceiro título ao empatar com o Once Caldas em 1 a 1, no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, na noite de quarta-feira (18). Neymar abriu caminho para a classificação, mas perdeu um pênalti que carimbaria o passaporte do Peixe e evitaria a pressão colombiana e o sufoco do fim da partida de volta das quartas de final.

A conquista da vaga prolonga a festa santista, que começou no domingo com o título do Campeonato Paulista. A equipe do técnico Muricy Ramalho espera agora o vencedor da partida entre Cerro Porteño, do Paraguai, e Jaguares, do México, que jogam nesta quinta-feira, para conhecer seu próximo rival. No primeiro duelo, os paraguaios arrancaram um empate no México.

O Peixe teve bons momentos no Pacaembu, mas viu na boa marcação e na paciência do adversário a maior dificuldade para sair com a vitória. Em noite inspirada, Neymar abriu o placar logo aos 11 minutos, com um chute seco após boa jogada de Danilo. O time de Muricy Ramalho, entretanto, não aproveitou a vantagem e, após perder Alan Patrick, viu os colombianos se reorganizarem e partirem em busca do gol de empate. Ele veio aos 29 minutos, quando Rentería aproveitou cobrança da falta e tocou para o fundo das redes de Rafael.

A apreensão tomou conta do Pacaembu e persistiu até o fim da partida. Precisando de um gol para se classificar, o Once Caldas se lançou à frente e transformou os últimos 20 minutos de jogo em um pesadelo para os santistas. Já no fim da partida, Neymar foi derrubado por Mejía e assumiu a responsabilidade de cobrar o pênalti que poderia garantir a classificação de forma tranquila. A cobrança do astro santista, no entanto, parou na defesa do goleiro Martínez.

O Santos não se deixou abater e lutou para segurar o empate até o apito final, comemorando finalmente a classificação às semifinais. Ao fim da partida, Muricy Ramalho rejeitou qualquer crítica a neymar pela falha na cobrança da penalidade – a sétima do jogador em 17oportunidades.

Já o Libertad precisava de uma vitória por 3 a 0 para levar a decisão da vaga para os pênaltis e manter vivo o sonho de conquistar a Copa Libertadores, mas não foi páreo para o único argentino que resta na competição. O Vélez Sarsfield se impos em campo e, com uma expressiva vitória por 4 a 2, eliminou os paraguaios, garantindo a primeira vaga na semifinal.