Equipe de Brasília quebra tabu ao vencer série decisiva e ficar com o bicampeonato do NBB

Derrota de Franca – A equipe de Brasília conquistou o bicampeonato do NBB (Novo Basquete Brasil) na noite desta terça-feira. Jogando em casa, o Brasília bateu o time de Franca por 77 a 68, fechando a série decisiva em 3 a 1. No ano passado, o Brasília também ficou com o título, ao derrotar o Flamengo na decisão.

Com o resultado, o Brasília quebra um tabu que durava desde 2007. Em sua quinta final de Nacional seguida, o time não tinha vencido a série decisiva jogando em casa. Em 2007, Brasília levantou o troféu diante de Franca no interior de São Paulo. No ano passado, o time perdeu o mando de quadra após invasão de torcedores no jogo três contra o Flamengo, no ginásio Nilson Nelson, e teve que fazer o quinto duelo da decisão em quadra neutra, em Anápolis, a 150 km do Distrito Federal, informa a “Agência Estado”.

Nenhum jogador sobressaiu nesta terça. O conjunto do Brasília usou a experiência, o talento e, com autoridade, saiu de quadra com a taça. Guilherme Giovanonni manteve a regularidade e foi o cestinha do confronto, com 17 tentos. Além disso, o pivô selecionável foi eleito o MVP (jogador mais valioso) da temporada.

“Tenho que agradecer a Deus pelo momento magnífico da minha carreira, e também a essa torcida maravilhosa, que abraçou a equipe. Então, estou abençoado e tenho que agradecer à minha equipe, meu técnico e minha família. É um momento muito bacana, e essa equipe merecia o título, fez de tudo para ser campeã. Agora é festejar e liberar essa emoção”, disse Nezinho após a partida.

“Quero agradecer todo mundo, toda a cidade de Brasília. Dedico esse título à minha família, sobretudo à minha esposa. Isso (ser o MVP) serve para coroar. Nossa equipe teve altos e baixos na temporada, mas esse grupo tem prazer de jogar junto. Eu tenho muito orgulho de jogar com esses caras. A vontade que eles têm de ganhar é imensa”, elogiou Guilherme Giovanonni.