Corpo da nona vítima de naufrágio é encontrado; barco deve ser içado do Lago Paranoá

Luto oficial – O Corpo de Bombeiro do Distrito Federal encontrou na quarta-feira (25), às 23 horas, o corpo da nona vítima do naufrágio do barco “Imagination”, que afundou no último domingo (22) no Lago Paranoá, em Brasília. De acordo com o Corpo de Bombeiros, trata-se do último desaparecido, o garçom Hadmilton José de Oliveira.

A vítima foi avistada boiando na superfície do lago, durante uma ronda de rotina feita por dois militares. Segundo a major Vanessa Signale, a expectativa é que o “Imagination” seja içado do fundo do Lago Paranoá, na tarde de hoje (26). Na última quarta-feira, o governador Agnelo Queiroz decretou luto oficial de três dias em solidariedade às vítimas do naufrágio.

Os resgates enfrentaram dificuldades por conta da temperatura da água, que se mantém em torno de 12º, e a visibilidade, que é de cerca de um metro durante o dia. O Corpo de Bombeiros já iniciou os estudos para içar a embarcação. De acordo com o coronel Marco Negrão, do Grupamento de Busca e Salvamento, o trabalho de reflutuação do barco será complicado, já que o Imagination está localizado a 18 metros de profundidade e pesa 15 toneladas.

Esta semana, lembra o jornalista Sidney Rezende, mergulhadores encontraram rachadura em um dos tubulões na parte inferior do barco durante uma perícia. Os tubulões auxiliam na flutuação dos barcos. A Marinha informou que a embarcação tinha autorização para transportar 90 pessoas e dois tripulantes, entretanto, havia mais de cem no barco.

Em depoimento à polícia, o piloto do barco, Airton Carvalho da Silva Maciel, contou que a embarcação estava inclinada para a esquerda quando deixou o cais. Ele, então, teria pedido que os passageiros fossem para o outro lado, como forma de “compensar” a inclinação.