Indústria nacional de cinema elege “Tropa de Elite 2” como o melhor longa-metragem

Homenagem – Profissionais da indústria do cinema, entre diretores, atores e presidentes de entidades do setor lotaram o Teatro João Caetano, no Centro do Rio, para a entrega do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que chega à sua décima edição. O filme Tropa de Elite 2, de José Padilha, foi grande vencedor da noite elevou nove troféus Grande Otelo, nas categorias melhor som, melhor montagem de ficção, melhor direção de fotografia, melhor ator coadjuvante, melhor roteiro original, melhor ator, melhor direção, melhor longa-metragem de ficção e melhor longa-metragem de ficção pelo voto popular.

Ao todo, foram 27 vencedores, sendo 24 escolhidos por membros da Academia Brasileira de Cinema e três pelo voto popular. O presidente da Academia Brasileira de Cinema, Roberto Farias, abriu a cerimônia de premiação, que teve como apresentadores a atriz Fabíula Nascimento e o humorista Bruno Mazzeo.

O ponto alto das homenagens feitas pela organização do evento foi para Lucy e Luiz Carlos Barreto, pelos 50 anos de trabalho dedicados ao cinema e a contribuição constante para o crescimento do mercado. Antes de subirem ao palco, Lucy e Barretão, como é carinhosamente chamado pelos colegas, ouviram a mensagem da filha, a produtora Paula Barreto, que emocionada, disse que os pais a ensinaram a amar o cinema. Lucy e Luiz Carlos receberam o prêmio especial das mãos de Cacá Diegues e Renata de Almeida.

José Padilha, grande premiado da noite, subiu ao palco para receber os prêmios para o filme Tropa de Elite 2 para Lula Carvalho (melhor fotografia) e Wagner Moura (melhor ator) que estavam ausentes, em produções fora do Rio. Padilha destacou a importância da parceria com toda a equipe do filme e brincou dizendo que nem tinha mais o que falar depois de subir tantas vezes ao palco para receber os troféus pelo filme.