Fracassa missão à Rússia com notícia de suspensão da compra de carne brasileira

Tentativas – Após duas semanas da visita do vice-presidente da República, Michel Temer, à Rússia, aquele país anunciou nesta quinta-feira (2) que suspenderá a compra de carne de 80 frigoríficos do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Paraná. A decisão foi comunicada pelo Serviço Federal de Inspeção Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor). A Rússia é o maior mercado comprador do Brasil.

A suspensão acontecerá a partir do próximo dia 15 de junho. Segundo a autoridade russa, as unidades não conseguiram atender os requerimentos da união alfandegária. O Brasil exporta somente em carne suína cerca de 600 mil toneladas e há a previsão de dobrar as vendas externas a partir de 2014.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou que já recebeu a notificação e que o problema está sendo discutindo internamente neste momento, informou a “Agência Brasil”. No entanto, ainda não há previsão de resposta sobre o caso.

Michel Temer liderou uma missão brasileira à Rússia e, entre os assuntos discutidos, estava o embargo russo, no final de abril, a oito frigoríficos nacionais. O ministério informou que, na ocasião, foi acordado que o governo brasileiro enviaria mais informações e faria novas auditorias em todas as indústrias de carne bovina, suína e de aves habilitadas a exportar para a Rússia.

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Agricultura há duas semanas, o secretário de Defesa Agropecuária, Francisco Jardim, e o chefe do Serviço Veterinário da Rússia, Sergei Dankvert, acertaram que depois das inspeções, o governo brasileiro encaminharia uma avaliação global sobre os frigoríficos, que seria, então, discutida em nova rodada de trabalho. A decisão russa vem, no entanto, antes que o trabalho tenha sido concluído.

A notícia acontece num momento em que os empresários brasileiros tentam abrir novos mercados, habilitar novos frigoríficos e definir novas missões para analisar a produção de carnes brasileiras. As recentes aberturas de mercados à carne suína do Brasil – e as previstas aberturas do Japão e da Coreia do Sul – têm potencial para dobrar as exportações brasileiras do segmento, estima a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs).

Na Malásia, o diretor do Ministério da Agricultura de Assuntos Sanitários e Fitossanitários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Otávio Cançado recebeu a informação de que dois frigoríficos de carne bovina foram habilitados a exportar para o país asiático, um deles localizado em São Paulo e outro em Goiás. Durante reunião na Indonésia, com técnicos do Ministério da Agricultura, também ficou acertada a vinda de representantes até o fim do ano, segundo o jornal “DCI”.