Seis anos de carreira e muitas histórias de Thiago Neves entre o Paraná Clube e o Flamengo

Nada planejado – Seis anos de carreira como profissional e, aos 26, Thiago Neves já passou por seis clubes, em quatro diferentes países. Já foi promessa para o futuro, realidade absoluta quando brilhou pelo Fluminense, um nome relativamente esquecido no exterior e, hoje, de volta ao Brasil há apenas alguns meses, já é outra vez jogador de Seleção. Tudo muito intenso.
No Flamengo de 2011 em que o palco estava montado para Ronaldinho Gaúcho brilhar, foi Thiago quem imediatamente se tornou peça decisiva e, com isso, um dos escolhidos de Mano Menezes para os amistosos diante da Holanda, no sábado (4), e da Romênia, na terça-feira, dia 7. “Sinceramente, não esperava que fosse ser tudo tão rápido”, admite o meia-atacante ao “Fifa.com”. “Achei que precisaria de mais algum tempo para me readaptar ao futebol brasileiro, mas as coisas começaram a dar certo antes do que eu imaginava.”

A verdade é que, boas ou ruins, poucas coisas aconteceram do jeito imaginado para Thiago Neves – sobretudo as transferências que, desde muito cedo, o levaram de um lado ao outro do mundo. Após se destacar em 2005 no Paraná Clube, em cujas categorias de base se formou, aos 21 anos ele foi emprestado ao Vegalta Sendai, do Japão. Quando voltou, para o Fluminense, foi sem nenhum alarde. Ninguém esperava que então, no início de 2007, o clube contratava a peça mais importante para a conquista da Copa do Brasil do mesmo ano e a campanha até o vice-campeonato da Copa Libertadores da América do ano seguinte.

O meia não fala em arrependimento algum, mas certamente aprendeu que, antes de sair do Brasil, vale a pena pensar duas vezes. “Eu diria que vale, sim. Os clubes estão se estruturando e, aqui, o jogador fica mais em evidência em relação à Seleção Brasileira”, constata ele, no momento em que vive isso da forma mais clara e imediata o possível. “E o aspecto financeiro também evoluiu: hoje o atleta bem pago no Brasil não fica muito distante do nível de salário europeu.”

Foram necessárias voltas e voltas, um caminho algo torto, mas aí está Thiago Neves na posição em que, anos atrás, todos esperariam que hoje estivesse: com seu nome colocado ao lado de estrelas, falando com naturalidade em Seleção Brasileira e em conquistar títulos como protagonista.