Luiz Sérgio deixa a articulação política, Dilma convida Ideli e cria “As Super Poderosas” do Planalto

Saia de sobra – Dilma Vana Rousseff, a neopetista que no vácuo de Lula da Silva chegou à Presidência da República, promoveu nesta sexta-feira (10) uma dança de cadeiras. Depois de conversar com Luiz Sérgio Nóbrega, do PT do Rio de Janeiro, Dilma decidiu apear o companheiro da Secretaria de Relações Institucionais. Depois de negar que tenha pedido para sair da equipe de governo, Luiz Sérgio viu a sua demissão ser tratada aos bolhões na imprensa nacional. Para o lugar do deputado federal foi escolhida a ex-senadora e ministra Ideli Salvatti, do PT de Santa Catarina. Como prêmio de consolação, Luiz Sérgio assumirá a vaga deixada por Ideli na Secretaria de Pesca e Aquicultura.

Ao escolher Ideli Salvatti para coordenar a articulação política do governo, a presidente Dilma Rousseff coloca no Palácio do Planalto mais uma frente para ataques da oposição. Como se sabe, Ideli tem no currículo alguns casos mal explicados, que envolvem o filho e a nora em contratos com a Eletrosul. Fora isso, Ideli Salvatti foi casada em primeiras núpcias com Eurides Mescolotto, que por conta da ex-mulher chegou à presidência do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) na era Lula da Silva.

Com a chegada da ex-senadora petista ao Palácio do Planalto, a trinca de mulheres responsável pela linha de frente do governo federal (Dilma, Gleisi e Ideli) já ganhou o apelido de “As Super Poderosas”. É sempre bom lembrar que a única coisa que Ideli Salvatti não sabe fazer é negociar.