Boatos da morte de Hugo Chávez surgem no Twitter por conta do sumiço do ditador em Cuba

Ausência de poder – Na madrugada desta sexta-feira (17) começaram a aparecer no Twitter boatos dando conta que o ditador Hugo Chávez, que se encontra hospitalizado em Cuba há uma semana, poderia estar morto. A suspeita aumentou depois que a jornalista venezuelana Rerenice Gomes fez a seguinte postagem em seu Twitter: “Por qué se anuncia que los cadetes están practicando con una cureña funeral?” Em tradução livre para o português: Por que os cadetes estão praticando o transporte de um funeral?

Posteriormente, o presidente da Organização dos Venezuelanos no Exílio (Orvex), Elio Aponte, também fez a mesma indagação no Twitter chamando atenção ao twitt de Berenice Gomez, informa o blog do jornalista Aluízio Amorim.

A última informação oficial a respeito da condição de sáude de Hugo Chávez, ocorreu no último dia 11, quando ochanceler Nicolás Maduro leu para a imprensa comunicado dando conta de que o ditador havia sido submetido a uma intervenção cirúrgica de urgência em hospital cubano.

Já a “BBC Brasil” publicou que a ausência do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, internado em Cuba há seis dias após passar por cirurgia de emergência, é foco de nova polêmica entre aliados e opositores do governo.

Deputados conservadores alegam que há um “vazio de poder” no país e passaram a pressionar o vice-presidente, Elias Jaua, a assumir formalmente a Presidência. “A Venezuela é uma nação humilhada, porque é governada a partir de Cuba, seja por Chávez ou (Fidel) Castro”, afirmou a deputada direitista Maria Corina Machado, durante debate no Parlamento.

A decisão de Chávez de promulgar, em Havana, uma nova lei que permite duplicar o endividamento do país para construção de casas e produção agropecuária, foi um dos pivôs que incendiou a reação opositora.

De acordo com Aluízio Amorim, O mutismo do governo da Venezuela em relação à real situação de Chávez e até mesmo a ausência de fotos de sua hospitalização em Cuba só contribuem para alimentar os rumores sobre eventual morte ou então que tudo não passaria de uma encenação midiática do caudilho que enfrenta séria oposição para o pleito presidencial marcado para 2012.