Marta vai liderar a equipe brasileira na Copa do Mundo Feminina, que terá dezesseis seleções

Mais velhas e mais novas – Finalmente, está definida a lista oficial dos elencos das 16 seleções que disputarão a Copa do Mundo Feminina. Entre os dias 26 de junho e 17 de julho, 336 jogadoras farão de tudo para ficarem com o título na Alemanha. Entre vários nomes muito conhecidos em todo o planeta, algumas jovens promessas também tentarão brilhar pela primeira vez no principal torneio do futebol feminino mundial. Sem dúvidas, a versão mais bela do esporte mais popular do mundo proporcionará muitas emoções nas próximas semanas.

Enquanto a Alemanha, anfitriã do torneio e atual bicampeã mundial, será liderada pela maior artilheira da história da Copa do Mundo Feminina da FIFA, Birgit Prinz, o Brasil, segundo colocado no último Mundial Feminino, contará com Marta Vieira da Silva, eleita a Jogadora do Ano nos últimos cinco anos. Já a seleção dos EUA, atual campeã olímpica e líder do Ranking Mundial Feminino da FIFA/Coca-Cola, terá a liderança da zagueira Christie Rampone.

Dois dias antes da partida de abertura da Copa do Mundo Feminina da FIFA, a capitã dos EUA completará 36 anos. Será, portanto, a quarta jogadora mais velha do torneio, depois da neozelandesa Jenny Bindon (38 anos), da francesa Sandrine Soubeyrand (37) e da japonesa Nozomi Yamago (36). Caso Bindon, que atua como goleira, entre em campo na Alemanha, ela se tornará a segunda atleta mais velha da história dos Mundiais Femininos, atrás apenas da brasileira Meg, que tinha 39 anos na Suécia 1995.

A jogadora mais jovem da competição será a meio campista Christelle, de 16 anos, da Guiné Equatorial. A média de idade de todas as seleções que estarão na Alemanha é de 24,11 anos, número igual ao dos EUA 2003. A equipe mais jovem será a Coreia do Sul, com idade média de 20,11 anos. Já a seleção americana é a mais velha da competição, com 27,09 anos em média, e a segunda mais velha da história da Copa do Mundo Feminina da FIFA – em 2003, os próprios EUA superavam essa marca.