Fipe anuncia que cidade de São Paulo registrou deflação na terceira prévia de junho

Renda familiar – O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) voltou a registrar deflação este mês na cidade de São Paulo. O indicador, que foi divulgado nesta terça-feira (28) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), caiu 0,05% na terceira prévia de junho. Na medição anterior, o índice havia registrado deflação de 0,08%.

O indicador é calculado para a faixa de renda familiar entre um e vinte salários mínimos na cidade de São Paulo. Dos grupos analisados, houve queda de 0,67% em alimentação e de 1,07% em transportes. A maior alta ocorreu no grupo vestuário (1,14%), seguida por despesas pessoais (0,60%), habitação (0,35%), saúde (0,31%) e educação (0,09%).

Diferentemente do que anuncia a Fipe, é uníssono o discurso das donas de casa da maior cidade brasileira em relação à disparada dos preços dos alimentos e produtos de limpeza.Para quem procura manter o padrão de qualidade no momento das compras, os produtos contrariam a pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Quando o órgão analisa os preços, o quesito qualidade não é levado em conta. Por causa disso, os pesquisadores passam ao largo da sensível queda de qualidade dos produtos, o que leva à redução de preços. Entre os produtos que acabam enganando o consumidor estão os produtos de limpeza e os derivados de celulose, como papel higiênico, guardanapo e papel toalha.