Morre em São Paulo o senador Itamar Franco, a mais coerente e vigorosa voz da oposição no Congresso

Minuto de silêncio – Morreu em São Paulo, aos 81 anos, o senador Itamar Franco (PPS-MG). Internado no Hospital Israelita Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista, para tratamento contra leucemia, Itamar Augusto Cautiero Franco contraiu uma grave pneumonia, o que obrigou os médicos a transferi-lo para a Unidade de Terapia Intensiva. Na sexta-feira (1), o boletim médico divulgado pela assessoria parlamentar informava que o estado de saúde de Itamar era grave e que ele respirava com a ajuda de aparelhos.

Ex-governador de Minas Gerais, Itamar Franco assumiu a Presidência da República (1992 – 1994) após o impeachment de Fernando Collor de Mello, que teve o mandato cassado por conta de escândalos de corrupção. Uma das mais tenazes e coerentes vozes da oposição no Congresso Nacional, Itamar foi o responsável pela implantação do Plano Real, que permitiu aos brasileiros darem adeus às instabilidades econômicas e à inflação.

Ex-prefeito de Juiz de Fora, Itamar Franco foi senador por dezesseis anos e embaixador do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Portugal e na Itália. Entre tantas realizações, Itamar assinou a Lei dos Genéricos e a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que viabilizou a criação de programas federais de transferência de renda. Foi também de Itamar Franco o pedido para que a Volkswagen voltasse a produzir o Fusca no Brasil.

De acordo com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), Itamar Franco será velado no domingo (3) em Juiz de Fora, seguindo depois para Belo Horizonte, onde na segunda-feira (4) será velado no Palácio da Liberdade, antiga e histórica sede do Executivo mineiro.

O corpo do ex-presidente da República será cremado em Contagem, na Grande Belo Horizonte, e as cinzas depositadas no jazigo onde está sepultada a mãe de Itamar, Itália Cautiero Franco, em Juiz de Fora.