Seleção brasileira pode até empatar com o Equador, mas tem de convencer no jogo desta noite

Responsabilidades – Alvo de críticas na seleção brasileira, Alexandre Pato está ciente de que ainda não rendeu o esperado nesta Copa América. Em entrevista à “Agência Estado”, o atacante mostrou autocrítica, mas negou que não esteja se empenhando na competição. “Dentro de campo eu tento fazer o melhor, eu luto, dou o máximo. Eu sei da minha responsabilidade. Se precisar voltar na zaga, eu volto. Eu não vejo assim, não me vejo sem sangue. O que eu vejo é que eu sempre faço o máximo”, declarou o jogador do Milan.

Nesta quarta-feira (13), o Brasil entra em campo na Copa América não apenas com a missão aparentemente fácil de ao menos empatar com o lanterna Equador, mas sobretudo com a de mostrar que começa a ser um time, ou seja, que os principais jogadores consigam mostrar sua qualidade. Pois é isso que está acontecendo com a seleção: ninguém está jogando bem. E, quando isso acontece, a reação do torcedor é de duas, uma: ou a culpa é do técnico ou é porque houve exagero na atribuição de talento a alguns nomes.

Questionado sobre as declarações de Lúcio, que cobrou publicamente todo o elenco da seleção, Pato dividiu a responsabilidade com os demais atletas. “A cobrança não é só para alguns, é para todos. Todos aqui sabem que, se perder ou ganhar, não vai ser individual. Se vencer, não tem um que fez tudo sozinho. E se perder não terá um só culpado. É o elenco, é o grupo”.

Para o atacante, a cobrança é resultado da falta de gols. “Satisfeito 100% eu não estou. O algo a mais que está faltando para mim é o gol e ele não está saindo. Mas o importante é ajudar a seleção e quando ganha ou perde é todo mundo. Se não der pra ajudar com gol, tento ajudar até a defesa. Ajudar a seleção é o mais importante”, afirmou.