Fotógrafo “bebe” da culinária e das imagens da imigração alemã no Vale do Itajaí

(*) Soraia Lobos, especial para o ucho.info –

Num momento em que o registro fotográfico ganha mobilidade, dado às novas tecnologias de comunicação, o conceito desta arte entrou em jogo. Hoje, se fotografa com uma Nikon 3D ou mesmo do celular com uma câmera de baixa resolução, o que vale é o registro.

Mas se para os amadores fotografar é uma diversão casual, para os amantes desta arte é eternizar o segundo, preservando a memória. Foi o que fez o fotografo catarinense Ingo Penz, em seu novo trabalho: “Presença da Imigração Alemã em Santa Catarina”.

“A Câmera não faz diferença nenhuma, todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa ver”. Ernst Hass

Uma obra que reúne imagens e poemas, enfim, a vida de um cotidiano peculiar, o comportamento culturalmente tecido por gerações de imigrantes germânico-europeus, em terras canarinhas. Assim, podemos ler este novo trabalho do fotografo Ingo Penz.

Para a construção desta obra, Penz bebe nas fontes do trabalho, do artesanato, da culinária, das vestimentas, da arquitetura, da dança e da música germânica, mas também, dos velhos que ensinam e dos jovens que perpetuam estas tradições.

Para o completo registro, o autor percorreu várias cidades como: São Pedro de Alcântara Piratuba, Pomerode, Blumenau, São José do Cedro; a cidade natal, Jaraguá do Sul, entre tantas.

“Você não faz fotografia com sua máquina. Você fotografa com toda sua cultura”. Sebastião Salgado

Dada a complexidade e o esmero desta obra, e de sua própria trajetória, Ingo Penz recebeu o reconhecimento da Confederação Brasileira de Fotografia: “ Esse autor, já é, consagradamente, um artista- fotógrafo que nega a destruição dos valores culturais e luta – pela arte da imagem- pelo sempre renascer de valores, neste caso da tradição alemã em Santa Catarina”, afirmou o presidente da Confederação, Sidney Luis Saut.

Para o jornalista Moacir Loth, que prefacia o livro, Penz é “um cidadão do mundo, um repórter com total domínio da arte que o elegeu como profissão”. A Presença da Imigração Alemã em Santa Catarina é uma viagem ao túnel do tempo, e simultaneamente um passeio contemporâneo, conclui Loth.

Tenha uma boa leitura, uma boa viagem!
Viel Spaß beim Lesen, eine schöne Reise.