Toga justa de ministro do STF que participou de concorrido casamento de advogado em ilha da Itália

Data vênia – O advogado criminalista Roberto Podval casou-se em junho passado na Ilha de Capri, localizada ao sul da Itália. Entre os cerca de duzentos convidados estava o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antonio Dias Toffoli, que inclusive enforcou um dia de trabalho para estar presente ao enlace. O rico advogado bancou dois dias de hospedagem no Capri Palace Hotel, cujas diárias vão de R$ 1,4 mil a R$ 13,3 mil. Nem o rico advogado, que tem ilustres petistas em sua carteira de clientes, e nem Toffoli quiseram deixar claro quem bancou a viagem e hospedagem, bem como os traslados. A polêmica está no fato de o ministro ser relator de dois processos em que Podval faz a defesa dos réus.

O desembargador Marco Nahum, do Tribunal de Justiça de São Paulo, presente ao evento, declarou que pagou do próprio bolso a passagem e a estadia, exceto os dois dias oferecidos por Podval. Quando questionado pelos jornalistas Rubens Valente e Catia Seabra, da “Folha de S. Paulo”, sobre quem havia participado do casamento, o magistrado se negou a declinar nomes. “Não sou cagueta”, disse. Soube-se que vários advogados criminalistas testemunharam a cerimônia, inclusive Antônio Carlos de Oliveira Castro, o Kakay, famoso em Brasília. Pepino de Capri, romântico cantor italiano conhecido internacionalmente, foi contratado para animar a festa do casamento. Na sexta-feira, 22, o ministro Dias Toffoli se reservou ao “direito” de informar que as passagens foram pagas por ele mesmo, sem dar mais detalhes sobre as demais despesas.

Entidades de peso procuraram amenizar a toga justa em que se meteu o mais jovem dos ministros do STF. O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Gabriel Wedy, divulgou uma nota dizendo que “os casos de suspeição previstos em lei são referentes apenas à relação de amizade íntima ou inimizade capital entre o magistrado e a parte e jamais em relação ao advogado”. Já da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), por meio de Nelson Calandra, outra tentativa de interpretar como um evento corriqueiro. “O caso não tem gravidade. Juízes, promotores e advogados convivem a vida toda.”

Nesse triste episódio que macula a imagem da Justiça, a contaminada relação entre o público e o privado extrapola o limite da lógica e do bom senso. Nada demais existe no fato de Dias Toffoli trazer a público suas amizades, mas causa estranheza ser supostamente custeado para participar do casamento de um advogado cujos clientes serão julgados pelo próprio ministro.

É importante frisar que da parte de Roberto Podval não existiu qualquer transgressão, pois um bom operador do Direito deve manter boas relações, ou pelo menos tentar, desde que isso não interfira nas decisões judiciais. Se erro existiu, e os jornalistas do ucho.info entendem que sim, este aconteceu na seara de José Antônio Dias Toffoli, que como amigo tinha o dever de receber o mencionado convite, mas como integrante da Justiça jamais poderia ter participado do evento que teve lugar na bela e cantada ilha italiana, majestosamente fincada no Mar Tirreno.

Episódios semelhantes ao do casamento de Roberto Podval são costumeiros nos bastidores do Direito e da Justiça. Quem quiser adicionar capítulos extras ao assunto que embarque nos seletos e elegantes cruzeiros realizados por gigantescos transatlânticos.

Certa feita, o ucho.info flagrou um desembargador e a respectiva família hospedados nababescamente no Hotel Fointainebleau, em Miami Beach, com direito, inclusive, a cruzeiro pelas Bahamas no transatlântico “Splendor of the Seas”. Tudo custeado por conhecidos advogados paulistas, um deles famoso por integrar o grupo que ficou conhecido no Fórum paulistano como a “máfia das desapropriações”.

DATA VÊNIA (expressão latina que em português significa “dada a licença”), senhores magistrados!