Paixão, sexo e amor entre duas mulheres na Espanha do diretor Julio Medem

(*) Carlo Iberê, do CineLux

Em “Um Quarto em Roma“, o diretor espanhol Julio Medem apresenta uma história para quem não tem problemas em encarar uma paixão fulminante, o sexo experimental e o amor entre duas mulheres.

As cenas entre Elena Anaya e Natasha Yarovenkop, sem apelação e bastante dentro do contexto, são corajosas, mas ficam na fronteira da sensualidade. Elena é uma atriz espanhola, Natasha, embora nascida em Odessa, na Ucrânia, iniciou carreira entre os espanhóis, onde ganhou o prêmio Goya, como atriz revelação.

Em “Habitación em Roma” as personagens mantém essas origens quando encontram-se em Roma. A espanhola participando de um congresso e a russa visitando uma irmã gêmea, enquanto prepara-se para casar.

Afogando as mágoas em um bar, acabam saindo juntas para o quarto de hotel. Onde já está posicionada, e de onde não sai em nenhum momento, a câmera de Julio Medem.

É com essa câmera, e com uma iluminação de teatro, do tipo que realça o plano em destaque, que as duas dialogam, contam quem são e quem gostariam de ser. Ou, quem imaginam que poderiam ser.

Destaque também para a trilha sonora que, além de ajudar a traduzir sentimentos, suavizam as cenas mais ousadas.

Suavizadas ainda, pela beleza das duas atrizes, particularmente pela desconcertante plástica de Yarovenkop. Nas locadoras também em blu ray. O inglês das duas é perfeito, infelizmente os trailers encontrados no YouTube são dublados.