Aeronáutica divulga nomes dos militares mortos em queda de avião na serra de Santa Catarina

(Correio Lageano)
Vento forte – Cinco corpos foram resgatados até agora pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de Santa Catarina e pela equipe de resgate da Força Aérea Brasileira dos escombros de um avião militar. O aparelho caiu no final da manhã no município de Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina. Há pouco, o Comando da Aeronáutica divulgou nota oficial com os nomes de oito pessoas que estavam a bordo.

As investigações começaram nesta tarde, mas ainda há muitas dúvidas sobre as causas do acidente. Uma delas seria os fortes ventos que ocorrem há um dia na região. Levantou-se a suspeita de que o piloto poderia ter desviado por causa do mau tempo. No entanto, o controle de voo do aeroporto de Navegantes, que fica a 12 quilômetros do Centro de Itajaí, informou que o avião pousou às 14h30.

Funcionários da Pousada Santa Rita presenciaram quando a aeronave explodiu e chegaram a pensar que tinha caído no pomar do irmão do dono do estabelecimento. “Pedi para meu patrão (que está viajando), ligar para a polícia e bombeiros. Falou para mim que já estavam vindo”, conta Vanusa Medeiros, que trabalha na pousada, segundo informou o site do jornal “Correio Lageano”.

Outro funcionário, Dirceu Borges Moreira, conhecido como Alemão, foi ao local da queda, que segundo ele, fica a cerca de um quilômetro de distância. De lá, por telefone, disse que quatro corpos ainda queimavam na área onde o avião caiu. “Explodiu tudo. O que tem são corpos queimando. Não sobrou nada. Eu contei quatro (corpos), mas não sei se tem mais”.

Alemão relatou que duas viaturas do Corpo de Bombeiros de São Joaquim chegaram a área por volta das 14h16min, quando pelo menos 50 curiosos se aglomeravam para ver o acidente. “Coisa terrível. Achei que tinha caído na pousada, mas caiu a um quilômetro da pousada”, diz Alemão.

A nota oficial

“O Comando da Aeronáutica lamenta informar que não há indícios de sobreviventes do acidente com avião C-98A Grand Caravan ocorrido hoje em Bom Jardim da Serra (SC).

Estavam a bordo:
Major Antônio Carlos Souza da Silva
1° Tenente Samir de Barros Farias
2° Tenente Arthur Ricardo Carneiro da Silva Júnior
2° Tenente André Dias Alves
Suboficial Marcelo André Rhoden
2° Sargento Helenilton de Souza Schafer
3° Sargento Jarbas Barbosa Mendes (Exército Brasileiro)
Senhora Gracy Quelle Nunes de Oliveira

A aeronave do 5° Esquadrão de Transporte Aéreo da Força Aérea Brasileira decolou às 11h45 de Canoas (RS) com destino ao Rio de Janeiro e desapareceu do radar às 13h27.

O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os fatores que contribuíram para o acidente com o objetivo de prevenir futuras ocorrências.

Brasília, 2 de agosto de 2011.

Brigadeiro-do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica”