Brasileirão: um campeonato sem lógica, em que lanterna bate favorito e clássico acaba em goleada

Resultados – Poucos campeonatos nacionais podem ter rodadas tão “loucas” como o Brasileirão, com o perdão do trocadilho. No domingo (7), enquanto Sebastián “El Loco” Abreu comandou uma goleada surpreendente do Botafogo no clássico carioca contra o Vasco da Gama, os dois últimos colocados também deram as caras para dar ainda mais equilíbrio na tabela.

De chofre o centroavante uruguaio participou do pontapé inicial no Estádio João Havelange, o Engenhão, em homenagem ao ídolo Mário Jorge Lobo Zagallo, prestes a completar 80 anos. Depois, com a bola rolando para valer, ele mostrou seu instinto de artilheiro para anotar dois gol no 4 a 0 do Bota para cima do time de São Januário.

O resultado deixa o Botafogo mais próximo do pelotão de frente, ocupando a sexta posição, com 25 pontos, a dois do rival carioca, que ainda está em quarto. O zagueiro Antonio Carlos e o argentino German Herrera fizeram os outros.

A juglar específicamente pelos resultados deste domingo, o torcedor de fora talvez não pudesse entender como América Mineiro e Atlético Paranaense ocupam, respectivamente, a lanterna e a penúltima colocação do campeonato.

O América sapecou um 3 a 0 sobre o Fluminense jogando em Sete Lagoas e chegou aos 11 pontos, ainda com a 20ª posição. Já o Atlético Paranaense empatou em 1 a 1 com o Corinthians na Arena da Baixada, roubando pontos do avinegro, que agora deixou a liderança para o Flamengo.

O rubro-negro, que conta com um Ronaldinho Gaúcho em um momento excepcional, tem 33 pontos, contra 32 do Timão. A equipe paulista, porém, tem uma partida a menos, que está marcado para esta quarta-feira, contra o Santos.