Expectativa do governo Dilma cai em relação ao de Lula, mas 70% dos eleitores aprovam a presidente

(Foto: Evaristo Sá - AFP)
Gangorra – Se depender de pesquisa de opinião pública, a presidente Dilma Rousseff e seu governo estão muito abaixo da expectativa do eleitorado, se comparado com o do pirotécnico Luiz Inácio da Silva, seu mentor político. É o que mostra uma pesquisa de opinião divulgada no final da manhã desta terça-feira (16) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), em parceria com o Instituto Sensus. É a primeira avaliação do governo federal neste ano, realizada com frequência pelas duas instituições.

Na pergunta sobre a relação de Dilma com Lula, os pesquisados foram poucos positivos com a presidente. 11,5% acharam melhor, 38,1% consideram igual, 45,4% pior e não responderam 5,1% dos entrevistados.

Na pergunta sobre o futuro do governo, somente 13,6% responderam que será melhor. Em dezembro, a expectativa era de 27.7%. O índice permanece praticamente igual na avaliação bom. Em dezembro, eram 41,5%. Hoje, é 47,7%.

A avaliação do governo também caiu. Em dezembro, quando Lula ainda estava no Palácio do Planalto, 40,8% dos entrevistados achavam ótimo. Agora, somente 10,1%. Na avaliação bom, o índice quase não mudou. Era 42,6% em dezembro e em agosto baixou para 29,1%. Em dezembro, 13,7% das pessoas que responderam achavam regular. Hoje, o percentual pulou para 27,1%. Subiu também os valores de Ruim – de 1,2% para 4,3% – e péssimo, de 1,0% para 5,0%.

Pesquisa CNT/Sensus revela que o desempenho de Dilma é aprovado por 70,2% dos entrevistados. Os que desaprovam representam 21,1%. Já 8,8% dos entrevistados não souberam responder ou não se pronunciaram.

O levantamento de opinião foi realizado em 136 municípios das cinco regiões do país. Foram entrevistadas duas mil pessoas entre os dias 7 e 12 de agosto. A margem de erro é de 2,2% para cima ou para baixo.