Conheça “Uma Doce Mentira” e mais de uma dezena de filmes que estréiam neste mês de setembro

(*) Carlo Iberê, do CineLux

2 de setembro – Apollo 18 [Apollo 18, EUA, 2011], de Gonzalo López-Gallego; ficção científica. Sinopse: Vídeos sugerem que a missão norte-americana Apollo 18 realmente aconteceu, apesar de ter sido supostamente cancelada pela NASA no início dos anos 1970.

Um conto chinês [Un cuento chino, Argentina, 2011], de Sebastián Borensztein; comédia. Elenco: Ricardo Darín, Muriel Santa Ana, Javier Pinto, Ignacio Huang. Sinopse: O rabugento dono de uma casa de ferragens acaba, inesperadamente, tendo que ajudar um chinês que foi jogado de um carro e não fala uma palavra em espanhol.

Copacabana [França, 2010], de Marc Fitoussi; comédia. Elenco: Isabelle Huppert, Lolita Chammah, Jürgen Delnaet, Chantal Banlier. Sinopse:Mulher extravagante apaixonada pelo Rio de Janeiro, pelo samba, e pela bossa nova, mas que não liga para empregos ou responsabilidades decide mudar de vida para dar presente de casamento digno para filha.

Deu a louca na Chapeuzinho 2 [Hoodwinked 2: Hood vs. Evil, EUA, 2010], de Miek Disa; animação. Vozes: Hayden Panettiere, Bill Hader, Joan Cusack. Sinopse: Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau são chamados para tentar desvendar o desaparecimento de João e Maria. Com exibição em 3D.

A fuga da mulher gorila [Brasil, 2009], de Felipe Bragança e Marina Meliande; drama. Elenco: Flora Dias, Morena Catonni, Alberto Moura Jr., Pedro Freire. Sinopse: Duas irmãs atravessam as estradas do Rio de Janeiro, em uma Kombi, apresentando um espetáculo circense.

O homem do futuro [Brasil, 2011], de Cláudio Torres;comédia romântica.Elenco: Wagner Moura, Alinne Moraes. Sinopse: Cientista volta acidentalmente ao passado e se vê diante da possibilidade de reconquistar a mulher da sua vida.

Medianeras: Buenos Aires da era do amor virtual [Medianeras, Argentina, 2011], de Gustavo Taretto;drama. Elenco: Pilar López de Ayala, Javier Drolas. Sinopse: Mariana e Martín são dois jovens que vivem em edifícios de uma mesma rua, mas nunca conseguem se encontrar.

Pacific [Brasil, 2009], de Marcelo Pedroso; documentário. Sinopse:Registros feitos por turistas, que filmam tudo e a todo instante, durante sete dias, em um cruzeiro para o arquipélago de Fernando de Noronha.

Submarino [Dinamarca, 2010], de Thomas Vinterberg; drama. Elenco:Gustav Fischer Kjaerulff, Mads Broe Andersson. Sinopse: A história de dois irmãos que por um trauma do passado, vivem em um mundo de drogas e desajustes sociais e familiares.

A viagem de Lucia [Il Richiamo, Itália/ Argentina, 2010], de Stefano Pasetto; drama.Elenco: Sandra Ceccarelli, Francesca Inaudi, Cesar Bordon, Guillermo Pfening. Sinopse: Lea e Lucia apesar de serem opostos, encontraram forças entre si e desenvolvem um forte afeto. Quando Lea consegue um emprego na Patagônia, Lucia percebe que deve lutar para não perder a pessoa que trouxe cor à sua vida.

9 de setembro – Além da estrada [Por el camino, Brasil / Uruguai, 2010], de Charly Braun; drama. Elenco: Esteban Feune de Colombi, Jill Mulleady, Guilhermina Guinle, Hugo Arias. Sinopse: Sem perspectivas, o jovem argentino, Santiago, decide ir ao Uruguai conhecer um terreno deixado por seus pais. Ao chegar, ele conhece Juliette, uma jovem belga em busca de um amor do passado e de uma nova vida.

Cowboys & Aliens [EUA, 2011], de Jon Favreau ; ficção científica.Elenco: Olivia Wilde, Noah Ringer, Sam Rockwell. Sinopse: Em 1873, no Arizona, um estranho vai parar na pequena cidade de Absolution quando criaturas vindas do céu passam a atacá-la.

Uma doce mentira [De vrais mensonges, França, 2010], de Pierre Salvadori; comédia. Elenco: Audrey Tautou, Nathalie Baye, Sami Bouajila.Sinopse: Após receber uma carta de amor anônima Emilie decide ajudar sua mãe, que se transformou em uma mulher triste depois de ser abandonada pelo marido. Emilie então envia a carta para a mãe, sem saber que o autor é seu tímido empregado. O gesto desencadeará uma série de desentendimentos.

A fuga da mulher gorila [Brasil, 2009], de Felipe Bragança e Marina Meliande; Elenco: Flora Dias, Morena Catonni, Alberto Moura Jr., Pedro Freire. Sinopse: Duas irmãs atravessam as estradas do Rio de Janeiro, em uma Kombi, apresentando um espetáculo circense.

Larry Crowne – O amor está de volta [Larry Crowne, EUA, 2011], de Tom Hanks;comédia. Elenco: Tom Hanks, Julia Roberts, Nia Vardalos.Sinopse: Depois de ser demitido, o amável Larry Crowne volta para a faculdade, onde se apaixona por sua professora casada.

Missão madrinha de casamento [Bridesmaids, EUA, 2011], de Paul Feig; comédia. Elenco: Maya Rudolph, Rose Byrne, Matt Lucas. Sinopse: Duas mulheres brigam pelo controle da festa de casamento de seus amigos.

Os monstros [Brasil, 2011], de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti; drama. Sinopse: Nenhum homem é um fracasso quando tem amigos.

16 de setembro – 180º [Brasil, 2010], de Eduardo Vaisman; drama. Elenco: Malu Galli, Eduardo Moscovis, Felipe Abib. Sinopse: Ana, Russel e Bernardo se envolvem em um arriscado triângulo amoroso.

Borboletas negras [Black Butterflies, Holanda, 2011], de Paula van der Oest; drama. Elenco: Rutger Hauer, Clarice van Houten. Sinopse: A vida da poetisa sul-africana a vida da poetisa Ingrid Jonker.

Conan, o bárbaro [Conan the Barbarian, EUA, 2011], de Marcus Nispel;ação. Elenco: Jason Momoa, Stephen Lang, Ron Perlman.Sinopse: Nova versão para o cinema das aventuras do herói criado por Robert E. Howard. Com exibição em 3D.

Desassossego [Brasil, 2011]. Direção: filme coletivo, coordenação do projeto Felipe Bragança e Marina Meliande ;drama. Sinope: Filme em fragmentos sobre amor, utopia e aventura.

Eu eu eu, José Lewgoy [Brasil, 2011], Cláudio Kahns ;documentário.Sinopse: Os múltiplos talentos e muitas inquietações de José Lewgoy, um dos maiores atores da televisão e do cinema brasileiro.

Glee Live! 3D! [EUA, 2011], de Kevin Tancharoen; musical. Elenco:Dianna Agron, Lea Michele, Chris Colfer. Sinopse: Um documentário musical sobre a turnê Glee Live! In Concert!, realizada em 2011 nos EUA. Com exibição em 3D.

Manda-Chuva – O filme [Top Cat, México/Argentina, 2011], de Alberto Mar; animação. Sinopse: A vida de Manda-Chuva é abalada por uma nova onda de crimes em Nova York, comandada por um vilão poderoso, que usa recursos tecnológicos para dominar a cidade. Com exibição em 3D.

Os monstros [Brasil, 2011], de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Dógenes e Ricardo Pretti; drama. Sinopse: Nenhum homem é um fracasso quando tem amigos.

Passione [EUA, 2010], de John Turturro; musical. Elenco: John Turturro, Max Casella, Nina Sastri. Sinopse: Um olhar sobre as raízes e tradições musicais de Nápoles, Itália, bem como sua influência sobre o resto do mundo.

Pronta para amar [A Little Bit of Heaven, EUA, 2011], de Nicole Kassell;comédia romântica. Elenco: Whoopi Goldberg, Kate Hudson, Gael García Bernal. Sinopse: Uma mulher encontra o homem dos seus sonhos ao descobrir que tem câncer.

Sequestro [Brasil, 2009], de Wolney Atalla; documentário. Sinopse:Durante quatro anos, uma equipe de filmagem acompanhou de perto as investigações e táticas até então sigilosas da Divisão Anti-Sequestro de São Paulo.

23 de setembro – 30 minutos ou menos [30 Minutes or Less, EUA, 2011], de Ruben Fleischer;comédia. Elenco: Danny McBride, Nick Swardson, Jesse Eisenberg. Sinopse: Professor de história e entregador de pizza são forçados a roubar um banco quando um deles é amarrado a uma bomba.

Conspiração Xangai [Shanghai, EUA, 2010], de Mikael Hafstrom ;drama.Elenco: John Cusack, Ken Watanabe. Sinopse: Um oficial da inteligência americana investiga a morte de um amigo na China durante a ocupação do exército japonês.

Crítico [Brasil, 2008], de Kleber Mendonça Filho; documentário. Sinopse:70 críticos e cineastas discutem o cinema a partir do sempre interessante conflito que existe entre o artista e o observador, o criador e o crítico.

Desassossego [Brasil, 2011]. Direção: filme coletivo, coordenação do projeto Felipe Bragança e Marina Meliande; drama. Sinope: Filme em fragmentos sobre amor, utopia e aventura.

Elvis & Madona [Brasil, 2010], de Marcelo Laffitte; comédia românticaElenco: Simone Spoladore, Igor Cotrim, Sérgio Bezerra. Sinopse: O entregador Elvis conhece Madona, uma cabeleireira que sonha em produzir um show de teatro de revista. Deste encontro, nasce uma divertida e moderna história de amor.

Eu queria ter a sua vida [The Change Up, EUA, 2011], de David Dobkin;comédia. Elenco: Jason Bateman, Ryan Reynolds. Sinopse: A esposa de um responsável pai de família tem sua personalidade trocada com a do melhor amigo de seu marido, um homem preguiçoso que age como uma criança.

L’Apollonide – Os amores da casa de tolerância [L’Apollonide – Souvenirs de la maison close, França, 2011], de Bertrand Bonello ; drama.Elenco: Hafsia Harzi, Noémie Lvovsky, Jasmine Trinca. Sinopse: Início do século XX: o bordel L’Apollonide está vivendo seus últimos dias. Neste mundo fechado, onde alguns homens se apaixonam e outros se tornam viciosamente dependentes, as garotas dividem seus segredos, seus medos e suas dores.

Para poucos [Happy Few, França, 2010], de Antony Cordier ; comédia romântica. Elenco: Marina Foïs, Elodie Bouchez, Jean-François Stevenin.Sinopse: Dois casais se encontram ao acaso e se apaixonam.

Premonição 5 [Final Destination 5, EUA, 2011], de Steven Quale; horror.Elenco: David Koechner, Nicholas D’Agosto, Emma Bell. Sinopse: Quinto filme da série de adolescentes que desafiam a morte. Com exibição em 3D.

Sem saída [Abduction, EUA, 2011], de John Singleton;ação. Elenco:Taylor Lautner, Lily Collins, Alfred Molina. Sinopse: Um jovem se propõe a descobrir a verdade sobre sua vida depois de encontrar uma foto de quando era bebê em um site de pessoas desaparecidas.

Tancredo [Brasil, 2011], de Silvio Tendler ;documentário. Sinopse: A trajetória do ex-presidente contada através de depoimentos de Aécio Neves, Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Francisco Dornelles, José Sarney e outras personalidades da política brasileira.

30 de setembro – Amizade colorida [Friends With Benefits, EUA, 2011], de Will Gluck;comédia romântica. Elenco: Emma Stone, Mila Kunis, Justin Timberlake.Sinopse: A relação entre um casal de amigos começa a se complicar quando eles começam a ficar românticos.

Avenida Brasília Formosa [Brasil, 2010], de Gabriel Mascaro;documentário. Sinopse: O filme constrói um painel sobre a arquitetura e faz da Avenida uma via de encontros e desejos.

Contra o tempo [Source Code, EUA/França, 2011], de Duncan Jones; ficção científica. Elenco: Jake Gyllenhaal, Michelle Monaghan, Vera Farmiga. Sinopse: Um soldado acorda no corpo de um passageiro bem no momento em que ele testemunha um acidente de trem.

Família vende tudo [Brasil, 2011], de Alain Fresnot;comédia. Elenco:Luana Piovani, Lima Duarte, Caco Ciocler, Vera Holtz. Sinopse: Família em dificuldades financeiras faz com que a filha engravide de cantor famoso.

Hiroshima – Um musical silencioso [Hiroshima, Uruguai/Argentina/ Colômbia, 2010] de Pablo Stoll; drama. Elenco: Noelia Burle, Leonor Courtoisie, Guillermo Stoll. Sinopse: Juan canta em uma banda de rock e durante a noite trabalha numa padaria. O jovem que não fala muito e sempre desaparece durante o dia.

O mineiro e o queijo [Brasil, 2011], de Helvécio Ratton; documentário.Sinopse: Documentário político e poético sobre o queijo minas, patrimônio cultural do Brasil, mas proibido de circular fora de Minas.

Não tenha medo do escuro [Don’t Be Afraid of the Dark, EUA, 2010], de Troy Nixey;horror. Elenco: Katie Holmes, Guy Pearce, Bailee Madison, Alan Dale. Sinopse: Jovem se muda para a casa do pai e descobre criaturas em seu novo lar.

Paul [Reino Unido/França, 2011], de Greg Mottola;comédia. Elenco: Seth Rogen (voz), Simon Pegg, Nick Frost. Sinopse: Dois nerds britânicos de férias nos EUA encontram um alienígena.

Os residentes [Brasil, 2010], de Thiago Mata Machado; drama. Sinopse:Instalados em uma zona autônoma temporária, os residentes passam os seus dias entre pequenos complôs, farsas e delírios.

Trabalhar cansa [Brasil, 2011], de Juliana Rojas e Marco Dutra;drama.Elenco: Helena Albergaria, Marat Descartes, Naloana Lima, Marina Flores.Sinopse: Dona-de-casa resolve abrir um mini-mercado e contrata doméstica para cuidar da casa e da filha. Quando o marido é demitido, as relações se transformam com conseqüências perturbadoras.

Setembro sem data – A Serbian Film – Terror sem limites [Srpski film, Sérvia, 2010], de Srdjan Spasojevic; horror. Elenco: Srdjan Todorovic, Sergej Trifunovic.Sinopse: Milos é um ator pornô que se afastou das câmeras para construir uma família. Enquanto passa graves dificuldades econômicas, lhe é oferecido um cachê exorbitante para atuar num filme de arte.

O monge [The Monk, Espanha/França, 2011], de Dominik Moll;drama.Elenco: Vincent Cassel, Geraldine Chaplin, Sergi López. Sinopse:Adaptação do romance gótico de Matthew Lewis.

Riscado [Brasil, 2010], de Gustavo Pizzi;drama. Elenco: Karine Teles, Camilo Pellegrini, Dany Roland, Otávio Müller. Sinopse: Uma jovem atriz tenta conquistar seu espaço, enquanto não encontra se dedica a um grupo teatral e trabalha em uma empresa de divulgações de eventos, mal conseguindo se sustentar. A vida da jovem muda quando um diretor francês se encanta por sua história de vida.

Space Dogs [Rússia, 2010], de Inna Evlannikova e Svyatoslav Ushakov;animação. Vozes: Elena Yakovleva, Anna Bolshova, Yevgeni Mironov. Sinopse: Belka e Strelka são os primeiros cães a viajar no espaço. Com exibição em 3D.