Portal do “Wikipédia” da natureza lista um terço das espécies, algumas já em extinção

Proposta ambiciosa – O projeto Enciclopédia da Vida, portal online que ambiciona listar todas as espécies de animais e plantas conhecidas para a Ciência, afirma já ter conseguido catalogar um terço delas. A nova página tem 20 vezes mais informação que sua primeira versão, que saiu em 2008. Segundo Mata, o site pretende agrupar 1,9 milhões de verbetes, um para cada espécie animal conhecida até hoje.

Atualmente estão listadas 750 mil espécies no site Encyclopedia of Life (EoL), de acordo com informação divulgada nesta segunda-feira, 5 de setembro. Jennifer Preece, da Universidade de Maryland, considera que a EoL, “guia de campo online”, está comprometida a reunir “todas as espécies do mundo”, mais que os sites que listam grupos de espécies como insetos, aves ou mamíferos, segundo informa o site “Público”, de Portugal.

“O nosso conhecimento das muitas formas de vida neste planeta está espalhado por livros, revistas, bases de dados, sites, coleções e na cabeça de investigadores por todo o mundo”, escrevem os responsáveis pelo EoL. Por isso, o objetivo é “reunir toda esta informação e disponibilizá-la para qualquer pessoa, em qualquer lado”.

O projeto, que começou a funcionar em 2007, utiliza as imagens, vídeos e dados científicos de 176 parceiros e permite aos seus membros criar a sua própria coleção natural. Ele foi elaborado pelo Instituto Smithsonian de Washington, e funciona como uma Wikipédia da natureza controlada por especialistas.

A EoL quer “ser um microscópio ao contrário, ou um ‘macroscópio’, que ajude os utilizadores a ter uma imagem dos padrões naturais a larga escala”, explicam. Agora, o EoL “reúne cidadãos, estudantes, professores, conservacionistas e investigadores de todo o mundo, em tempo real, para explorar a complexidade da biodiversidade”, comenta o diretor-executivo do projeto, Erick Mata.

Agora apresenta um portal renovado, “mais fácil de usar”. A maior ambição é ter uma página para cada espécie do planeta. Hoje tem mais de 700 mil páginas, 600 mil fotografias e vídeos e uma biblioteca sobre Biodiversidade.