Novos dirigentes e estrutura administrativa da Codevasf devem ser conhecidos na próxima semana

Impaciência na demora – Deverá ser anunciado na próxima semana, provavelmente até o dia 15 de setembro, o novo comando e mudanças na estrutura da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Baixo Parnaíba – Codevasf. O anúncio deverá ser feito durante – antes até – da primeira reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, que se acontecerá em Recife, em 15 de setembro, com a presença de todos os governadores da região Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo na sede da Superintendência.

Segundo a agência “Política Real” será apresentado também um novo projeto que o Ministério da Integração tem para a política de recursos hídricos e o papel não só da Codevasf, mas do Dnocs nesta área, O governador Wilson Martins, do Piauí, que ontem cumpriu agenda em Brasília e segue hoje para uma série de reuniões no Rio de Janeiro, especialmente na Petrobras, confirmou o encontro da semana que vem e uma “solução” para o comando da Codevasf.

Desde o início do governo Dilma se tinha publicado o acordo político para o governador do PSB indicar o novo presidente da Companhia. As lideranças políticas do Nordeste já estavam impacientes com a demora do atual governo em definir o papel e o comando das várias instituições ligadas e voltadas ao Nordeste. Se espera que sejam anunciados novos dirigentes na Chesf e na própria Sudene, assim como qual será o seu novo papel.