Reitor da UnB sugere que Comissão de Ética interna também tenha validade legal

Filosofia – O reitor da Universidade de Brasília (UnB), José Geraldo de Sousa Júnior, pediu nesta segunda-feira (12), à Comissão de Ética Pública da Presidência da República, uma avaliação sobre o trabalho de comissão interna da UnB, instituída em 2008, para que se possa fazer uma adaptação “a partir de problemas do cotidiano, na sua atuação”. Sousa visitou a Comissão de Ética da Presidência para ouvir parecer sobre o funcionamento da comissão da universidade.

Segundo o reitor, outras universidades também constituíram comissões de ética pública, mas há segmentos que contestam no Judiciário o funcionamento dessas comissões. Por isso, pediu o parecer à comissão da Presidência. A expectativa do reitor é que “o diálogo com a comissão nacional sirva para identificar concordâncias filosóficas e, assim, auxiliar no aperfeiçoamento do que é feito na UnB para a observância da ética pública”.

Na tarde desta segunda, a Comissão discute se o ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi (PMDB) quebrou o código de conduta ao viajar de carona em jatinho emprestado por uma empresa do agronegócio, enquanto ocupava a pasta. Ao sair da primeira etapa da reunião, no final da manhã, o presidente da Comissão, Sepúlveda Pertence, evitou falar sobre o que foi discutido.