Desistência de Jovair Arantes ao TCU teve participação do governo tucano de Goiás e do Palácio do Planalto

Mais difícil – Pelo menos dois fatores combinaram para a retirada da candidatura do deputado Jovair Arantes, do PTB de Goiás, à vaga de ministro do Tribunal de Contas da União. O líder do partido declarou apoio à deputada Ana Arraes (PSB-PE), mãe do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e candidata preferida da presidente Dilma Rousseff (PT).

Além de aspectos políticos, a candidatura de Ana Arraes envolve questões de interesse direto da neopetista que foi ungida por Lula, como a histórica eleição de uma mulher para a Corte que fiscaliza a aplicação de dinheiro federal em obras ou serviços. Dilma quer ser reconhecida como uma presidente que abriu o maior número de espaço possível para as mulheres na República.

O desejo, portanto, contrapõe a candidatura do deputado Aldo Rabelo (PCdoB-SP), que na noite desta quarta-feira (14) admitiu que sem o apoio de Jovair Arantes a eleição marcada para daqui a uma semana fica mais distante. Mesmo assim, Aldo é um concorrente de peso e poderá contar com o apoio da bancada ruralista, que dessa forma paga com voto o desgaste que o deputado comunista teve na relatoria do projeto do novo Código Florestal Brasileiro. São pelo menos 140 deputados ligados às atividades da agricultura e pecuária.

A desistência de Jovair tem raízes que nascem no governo goiano de Marcondes Perillo (PSDB) e acaba no Palácio do Planalto. Perillo conversou longamente com o líder do PTB no domingo. Ao optar por encerrar a carreira no TCU, Jovair Arantes estaria sepultando o projeto político de tenta uma vaga no Senado Federal em 2014. O governador convenceu o deputado a desistir do Tribunal, garantindo-lhe o apoio da máquina administrativa nas eleições ao Senado. É um apoio fundamental, já que estará em jogo apenas uma vaga por estado.

Contou como argumento de convencimento uma questão familiar. A carreira política de um dos seus filhos, que pretende concorrer a deputado estadual. Sem Jovair, o futuro do rebento estaria praticamente sepultado.

O PTB também ganha com a desistência do líder petebista. É provável que o partido deva emplacar o nome do novo ministro do Turismo, em reforma ministerial programada para janeiro de 2012. A costura já estaria em andamento com a troca do deputado Pedro Novais (PMDB-MA) do Ministério do Turismo. Na futura reforma, o PTB entra no primeiro escalão e o PMDB avança sobre um ministério ocupado por um filiado ao PT.

São candidatos ainda ao TCU, três deputados peemedebistas – Átila Lins (AM), Osmar Serraglio (PR) e Fátima Pelaes (AP), Sérgio Carneiro (PT-BA), Damião Feliciano (PDT-PB), Milton Monti (PR-SP), José Rocha (PR-BA) e Sérgio Brito (PSC-BA).