Partidos correm contra o relógio para garantir registro de filiados e pré-candidatos até 7 de outubro

(Foto: Revista Veja)
Transferências de siglas – Há no Brasil 27 partidos devidamente registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas esse número parece não atender aos interesses diversos dos eleitores que pretendem fazer carreira na vida política. Quatro partidos já entraram com pedido de registro no TSE e aguardam o julgamento.

São eles: Partido Social Democrático (PSD), Partido Democrático Vida Social (PDVS), Partido Pátria Livre (PPL) e Partido dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores da Iniciativa Privada do Brasil (PSPB). A corrida para o registro de novas siglas continua, assim como para quem pretende se candidatar a cargo eletivo nas eleições 2012. O prazo de filiação termina no próximo dia 7 de outubro.

Entre as quatro novas siglas, a mais conhecida é o PSD, mas os organizadores correm o risco de perder o prazo. Se oficializado, a agremiação tem plano de reunir quase 40 deputados federais, o que lhe assegura importância estratégica no Congresso Nacional.

Nesta corrida, o PSD poderá perder para o Partido Ecológico Nacional (PEN), que já protocolou o pedido de registro no TSE. A nova legenda informa no pedido que possui estatuto partidário devidamente registrado desde 2007.

O presidente do PEN (número 51), Adilson Barroso, afirma que o partido já conta com mais de 500 mil assinaturas de apoiamento de eleitores e que nove Tribunais Regionais Eleitorais – Amapá, Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Roraima, São Paulo e Sergipe – já concederam o registro estadual.

A outra sigla que pode vencer esta partida com o PSD é o Partido Pátria Livre (número 55 ou 54), que tem o pedido de registro do estatuto no TSE. No processo também é solicitado à Corte que aprove o programa do partido, que defira o direito de filiar eleitores e que registre o PPL antes do dia 6 de outubro deste ano, para que esteja apto a participar das Eleições 2012.

O PPL coletou mais de 1,2 milhão de assinaturas em 22 unidades da federação, tendo ultrapassado o número de apoio dos eleitores correspondente a 0,5% dos votos válidos para deputado federal, segundo aponta o pedido de registro. Além disso, conforme a petição, o partido atingiu mais do que o percentual exigido (0,1%) do total de eleitores em 17 Estados, quando o mínimo seriam nove.

Já o processo do PSD está nas mãos da ministra Nancy Andrighi. A magistrada recebeu nesta semana o parecer da Procuradoria-Geral Eleitoral, que recomenda o indeferimento do registro da legenda. Para que isso não aconteça, o PSD, do prefeito paulistano Gilberto Kassab, tem de correr contra o relógio. O Ministério Público solicita ainda do PSD os acórdãos dos TREs, para comprovar que a legenda obteve registro de diretórios regionais em pelo menos nove estados.

O PSD não teria comprovado até o momento o apoiamento mínimo de eleitores exigido. Pela documentação apresentada pelo partido, o MPE diz que o total de apoios certificados para a criação da agremiação é de apenas 177.371 eleitores, aquém do número exigido pela legislação.