Câmara Legislativa do DF recebe nesta terça-feira proposta do governo para reajustar IPTU de Brasília em 7,39%

Índice do INPC – O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2012 deve ser reajustado em 7,39%. A proposta para correção do tributo, que vai atingir os 741 mil imóveis tributáveis do DF, começa a tramitar hoje na Câmara Legislativa. O projeto contempla também o desconto de 5% para os pagamentos do imposto feitos à vista, bem como o abatimento dos valores com os créditos do programa Nota Legal.

Seguindo o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o governo optou por usar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), usado para medir a inflação, como referência para o reajuste. A expectativa do Palácio do Buriti é que o texto seja aprovado sem grandes dificuldades na Câmara Legislativa, informa o “Clica Brasília”.

Segundo a Secretaria de Fazenda, o contribuinte poderá receber cobranças mais altas caso seja comprovado que houve aumento da área construída ou no tamanho dos imóveis. A proposta do governo não prevê mudanças na alíquota aplicada para cada tipo imóvel. Nas residências, ela permanece em 0,3% do valor do imóvel; no comércio, ela continua em 1% e; nos lotes mantém-se em 3%.