Depois de receber ameaças de morte pela internet, deputado receberá o prêmio “Veado de Ouro”

Cidadania – O prêmio “Veado de Ouro” de 2011 já tem dono: é o deputado federal Jean Wyllys (PSOL), um dos principais ativistas da causa LGBT em Brasília. A honraria será concedida ao parlamentar na Festa da Chiquita, em Belém. Tradicional na capital desde os anos 70, a comemoração é considerada por muitos o embrião das paradas gays brasileiras.

Apesar de ter sido eleito com certa desconfiança por ser um ex-BBB, Jean Wyllys ganhou moral com o movimento LGBT ao longo do ano e é, inclusive, um dos indicados ao prêmio de parlamentar do ano, organizado pelo site “Congresso em Foco”.

Nesta semana, foi divulgado que manifestações pedem numa campanha a morte do deputado federal e um blog defende “penetração corretiva de lésbicas”. A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) recorreu à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal (MPF).

A campanha pela morte de Jean Wyllys tem um perfil no Twitter. Criado no último dia 23, há atualizações apenas até segunda-feira (26), com ataques a homossexuais e a defensores de direitos humanos, de acordo com o jornal “Correio do Brasil”.

A Polícia Federal afirmou, por meio do Grupo de Combate aos Crimes de Ódio e Pornografia Infantil, ser impossibilitada de avançar nas investigações. Por se tratar de apologia a crime, com pena de detenção, e não infração mais grave, não há meios para se obter a identidade do dono do domínio. Além disso, por ter final “.com”, registrado nos Estados Unidos, a apuração seria ainda mais difícil.