Encerrado o prazo para filiações partidárias, entra em cena o milionário aluguel de legendas

Negócio milionário – Terminou na última sexta-feira (7) o prazo de filiações partidárias, com vistas às eleições municipais de 2012. Ou seja, quem não mudou de partido político terá de esperar mais dois anos para disputar um cargo eletivo por uma nova agremiação. Por outro lado, os partidos têm até a próxima sexta (14) de cumprir nova exigência da Justiça Eleitoral. A entrega das listas dos filiados.

Esse período de dança de cadeiras deixa em evidência, mais uma vez, a necessidade de uma reforma política urgente e profunda, sob pena de o País continuar dominado por uma minoria privilegiada, que durante a campanha abusa das promessas populistas, mas que no exercício do mandato agem em benefício próprio.

De acordo com dados da Justiça Eleitoral, vinte e nove partidos políticos estão aptos a disputar as eleições municipais de 2012 em todo o Brasil. Desses, pelo menos 50%, os chamados nanicos, participarão do processo eleitoral na condição de reles coadjuvantes, situação que pode ser traduzida como venda camuflada de legenda e que novamente entupirá os cofres de seus verdadeiros donos.

Considerando que aos políticos não interessa qualquer reforma política, o melhor caminho é barrar os alarifes nas urnas.