Gangorra na rodada do Brasileiro leva mais dois times para a disputa do primeiro lugar

Chutaço – Corinthians e Vasco da Gama esperavam enfim abrir vantagem no domingo (6). Mas, no fim das contas, a 33ª rodada do Brasileirão terminou com os líderes em baixa e com mais dois sérios candidatos ao título. Se a dupla de cima jogou mal e tropeçou, a dupla Fla-Flu fez exatamente o inverso, cada um à sua maneira: enquanto um deu show no Engenhão ao golear o Cruzeiro por 5 a 1, o outro foi consistente fora de casa e calou o Beira-Rio com os 2 a 1 sobre o Internacional.

O Fluminense foi então a 56 pontos, 31 deles conquistados no segundo turno; o Flamengo parou nos 55, ambos cheios de moral. Já o Corinthians, que perdeu para o lanterna América-MG por 2 a 1, se manteve com 58, mesma pontuação do Vasco, mas ainda na liderança por ter uma vitória a mais. Os cariocas, aliás, decepcionaram e foram dominados pelo Santos na Vila Belmiro: 2 a 0.

A abertura da rodada já mostrava que o domingo seria de alegria para a dupla Fla-Flu. No Engenhão, o Flamengo entrava com a confiança abalada pela goleada sofrida no último domingo diante do Grêmio e ainda via o Cruzeiro sair na frente com Anselmo Ramon. O drama aumentou com a bola na trave de Farías e com o pênalti de Alex Silva em Montillo. Mas a sorte começaria a mudar ali. Victorino perdeu, e o Cruzeiro pagou caro por não aproveitar.

Deivid empatou em chutaço que explodiu no travessão, bateu nas costas de Fábio e entrou. No segundo tempo, o Flamengo decidiu a fatura em 12 minutos, de novo com Deivid e com dois de Thiago Neves. O meia ainda fechou a goleada com seu terceiro do dia e o mais bonito deles: depois de vacilada de Fábio na saída de bola, ele teve toda a calma e categoria para tocar por cima do goleiro.

Antes ressabiado, o torcedor fez festa, e Ronaldinho resumiu o sentimento na saída do gramado. “Voltamos a sonhar com o título. Estão deixando a chegar, agora aguenta. Quando jogamos com o apoio dessa massa a gente sabe como é”, destacou o camisa 10.

Em Porto Alegre, Rafael Sóbis, herói da conquista de duas Libertadores pelo Inter, foi novamente decisivo… para o Fluminense. Foi ele quem iniciou a linda jogada do primeiro gol, de Rafael Moura. Após o empate de Oscar, ele voltou a aparecer, recebendo passe milimétrico de Deco e finalizando para o gol, mas não comemorou. Bem organizado em campo, o Flu evitou a reação dos donos da casa, que, com 51 pontos, devem mesmo lutar por vaga na Libertadores.