Ministro do Trabalho poderá não resistir no cargo por uso suspeito de aviões e deve sair a la Wagner Rossi

Maldição dos aviões – A oposição pede ao Ministério Público Federal que investigue se o Ministro do Trabalho mentiu no Congresso e cobrou explicações sobre a viagem de Carlos Lupi ao Maranhão em 2009. O ministro negou ter usado um avião particular. Uma foto foi publicada no site “Grajaú de Fato”, da cidade de Grajaú, interior do Maranhão, e mostra o ministro descendo de um avião King Air branco, com detalhes em azul, de inscrição PT-ONJ. Lupi nega ter viajado nesse avião, que, segundo reportagem da revista “Veja”, teria sido providenciado por Adair Meira, diretor de ONGs, como a Fundação Pró-Cerrado, que tem contratos com o Ministério do Trabalho, nos quais a Controladoria Geral da União encontrou irregularidades.

Em audiência na Câmara dos Deputados, na última quinta-feira (10), Lupi negou ter relação com Meira.“Eu não tenho absolutamente nenhuma relação com seu Adair. Nenhuma. Não sei onde ele mora. Nunca andei em aeronave pessoal nem dele nem de ninguém”, afirmou o ministro. No entanto, o presidente da ONG afirma que conhece o ministro. “Estranhei quando ele disse, de forma desdenhosa, que não conhece o senhor Adair. Eu acho que, se ele puxasse um pouquinho pela memória e estivesse menos equivocado, talvez pelas atribulações do momento, lembraria que nós já estivemos juntos em várias oportunidades e que nós somos uma organização reconhecida nacionalmente”, declarou Meira.

Meira diz que indicou a empresa que teria arrumado a aeronave, mas que não pagou o aluguel dela. E que foi com o ministro, em parte da viagem, a convite do então assessor de Lupi, Ezequiel Nascimento, que também estava junto. “Eu indiquei o avião para o senhor Ezequiel. Em um desses trechos eu estava a bordo, como foi afirmado. E é basicamente isso”, diz Meira.

No último sábado (12), o Ministério do Trabalho tinha divulgado nota oficial em que disse que os deslocamentos dentro do estado foram de responsabilidade do diretório regional do PDT. E negou que o ministro tivesse viajado no modelo King Air citado pela revista.

A oposição está convencida de que o ministro mentiu no Congresso. O líder do PSDB no Senado Federal, Alvaro Dias (PR), entrou com nova representação contra Lupi no Ministério Público Federal e quer que ele se explique aos parlamentares. “A mentira oficial é crime de responsabilidade. A mentira é uma afronta à sociedade e ao parlamento e desmoraliza o ministro”, avalia.

Por telefone, o presidente do PDT, André Figueiredo, disse que a executiva do partido mantém a confiança no ministro Lupi e espera que ele dê todos os esclarecimentos.

Estilo Wagner Rossi

Na terça-feira (15), o site da revista Veja publicou um vídeo que mostra Lupi e Adair Meira, dono da ONG Pró-Cerrado, desembarcando do avião King Air usado em viagem pelo Maranhão em 2009. Além deles, estavam presentes Ezequiel Nascimento, ex-secretário de Políticas Públicas de Emprego do ministério, o ex-governador Jackson Lago (já falecido) e o deputado Weverton Rocha (PDT-MA), ex-assessor de Lupi.

O noticiário de revistas e jornais deixou o ministro “com jeito de Wagner Rossi” – Rossi saiu da Agricultura ao admitir que usou o jatinho da OuroFino Agronegócios, empresa que mantinha contratos com o ministério e foi sua doadora eleitoral.

Lupi é mais um ministro que terá que se explicar à presidente Dilma Rousseff mais uma vez porque deve permanecer no cargo como outros. Isso porque surgiram fortes indícios de que ele viajou de favor, num esquema envolvendo a Pró-Cerrado, ONG que já ganhou quase R$ 14 milhões em convênios com o Ministério do Trabalho e é próxima de lideranças do PDT de Goiás. Ainda nesta semana irá se encontrar com a presidente para tentar salvar seu pescoço. Com informações do Estado online.