Senado convoca ministros Lobão e Izabella Teixeira para discussão sobre vazamento de petróleo

Improviso total – O vazamento de petróleo no poço explorado pela empresa norte-americana Chevron, na Bacia de Campos, no estado do Rio de Janeiro, será tema de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado (CMA). A audiência, cuja data ainda será definida, foi solicitada pelo presidente da comissão, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Devem ser convidados para o debate os ministros do Meio Ambiente (Izabella Teixeira) e de Minas e Energia (Edison Lobão), o subprocurador-geral da República Mário Gisi, além de representantes da Chevron e da organização não-governamental Sky Truth, uma das instituições que denunciou o vazamento. Ao apontar a gravidade do vazamento, Rollemberg afirmou, em reunião nesta segunda-feira (21), que é necessário discutir as medidas a serem tomadas para evitar acidentes como esse e as respectivas punições a serem aplicadas.

Também devem ser convidados representantes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), entre outros. O senador Aloysio Nunes Ferreira Filho (PSDB-SP), que apontou a gravidade dos danos ambientais que podem ser provocados pelo vazamento, disse que é preciso discutir “a quantas anda o plano nacional de contingência, que ainda não foi implantado”. Um dos objetivos desse plano seria definir formas de atuação em caso de grandes vazamentos de petróleo. Com informações da Agência Senado.