Operador do Mensalão do PT, Marcos Valério é preso em BH acusado de grilagem de terras na Bahia

Sol quadrado – Respondendo a processo no Supremo Tribunal Federal por ser acusado de comandar o escândalo de corrupção que ficou nacionalmente conhecido como “Mensalão do PT”, Marcos Valério Fernandes de Souza foi preso na manhã desta sexta-feira (2), em Belo Horizonte. O publicitário mineiro é suspeito de integrar um grupo que atuava na grilagem de terras na Bahia.

A Operação Terra do Nunca, que até as 8h30 desta sexta-feira prendeu quinze pessoas acusadas de participação no esquema, incluindo Marcos Valério, acontece em três estados e tem como missão o cumprimento de 23 mandatos de prisão expedidos pela Justiça baiana com base no envolvimento dos suspeitos na “aquisição de ‘papéis públicos’, para a ‘grilagem’ de terras, ocorrida no município de São Desidério, Oeste da Bahia”.

Comandadas pelo delegado Carlos Ferro, as investigações revelam o envolvimento de advogados, latifundiários, empresários, serventuários da Justiça. Os inquéritos que tramitam na Bahia apontam o envolvimento dos suspeitos em “falsificação de documento público”, “falsidade ideológica”, “corrupção passiva” e “corrupção ativa”. O advogado Marcelo Leonardo, que defende o publicitário Marcos Valério, alega que a prisão do seu cliente é ilegal.