Fim do Campeonato Brasileiro abre o período de renovações contratuais e agita o futebol verde-louro

Mesa de negociação – Com o fim do Campeonato Brasileiro, que no domingo (4) teve o Sport Club Corinthians Paulista como campeão, tem início o período de renovações de contratos e a busca de jogadores visando a temporada de 2012, mas alguns treinadores estão com o emprego garantido.

Fora das quatro linhas, alguns dos principais treinadores devem decidir o futuro em breve, provavelmente antes da virada do ano. Natural de Caxias do Sul, no interior gaúcho, Adenor Leonardo Bachi, o Tite, esperou a conquista do Campeonato Brasileiro de 2011 pelo Corinthians para renovar seu contrato. Após o jogo contra o Palmeiras, no Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), Tite fez declarações de amor à torcida alvinegra e disse que seu desejo é continuar no comando técnico da equipe do Parque São Jorge.

Controverso e polêmico, mas vivendo um período de poucos holofotes, Vanderlei Luxemburgo, que levou o Flamengo a conquistar uma vaga na Copa Libertadores da América, deve continuar como treinador do onze da Gávea. Pelo menos é essa a informação que dada pela presidente do clube, Patrícia Amorim, que no Engenhão disse ´Vanderlei fica, mas uma mudança ou outra vai acontecer”.

Chamado às pressas pela diretoria do São Paulo Futebol Clube para substituir Adilson Batista na atual temproada, Emerson Leão renovou com o Tricolor do Morumbi até o final do próximo ano. Outro treinador que está com o emprego garantido é o interino Cristóvão Borges, que substituiu o técnico cruz-maltino Ricardo Gomes, que sofreu um acidente vascular cerebral durante a partida do Vasco da Gama com o Flamengo, ainda no primeiro turno do Brasileirão. Cristóvão Borges evita falar sobre o seu futuro, mas ele pode ter recebido convites de outras agremiações. Mesmo assim, Borges apenas afirma que é preciso esperar o retorno de Ricardo Gomes.

Vivendo um período de seguidas reclamações, Luiz Felipe Scolari, que foi contratado pelo Palmeiras durante a gestão de Luiz Gonzaga Belluzzo, teve o cargo ameaçado várias vezes depois da chegada de Arnaldo Tirone à presidência do alviverde paulistano. Tirone disse que honrará o contrato firmado pelo clube com Felipão, mas que se dependesse da sua vontade as bases contratuais seriam diferentes. Depois de não conseguir tirar do Corinthians o título de campeão brasileiro, Scolari disse que “não quer passar 2012 só com apostas”. “Espero que aquilo que foi passado para a direção seja feito, precisamos de três ou quatro atletas com mais experiência”, completou o técnico. Assim como acontece com inúmeros clubes brasileiros, o Palmeiras enfrenta problemas de caixa. Para atender o pedido do treinador, o Verdão terá de amolar a faca e remover alguns cortes.

Atualmente treinando o Kashima Antlers, do Japão, Oswaldo de Oliveira voltará ao Brasil para assumir a equipe técnica do Botafogo. Advogados do treinador e representantes do clube acertaram os últimos detalhes no final de semana e o técnico deve ser anunciado oficialmente em breve pelos cartolas de General Severiano. “Em princípio, não era hora de assumir o Botafogo exatamente, era hora de voltar ao Brasil. Mas, numa dessas felizes coincidências, houve também esse convite do Botafogo e isso me entusiasmou muito pra fazer esse retorno”, declarou Oswaldo de Oliveira, que no currículo tem dois títulos nacionais – Corinthians (1999) e Vasco (2000) – e o Mundial conquistado em 2000 pelo alvinegro paulistano.