Relator da Lei da Copa sugere o uso de aeroportos militares para evitar caos aéreo durante a competição

Primo do Aladim – Quando insistimos em noticiar a fanfarrice que marcou a longeva passagem de Luiz Inácio da Silva pelo Palácio do Planalto, alguns inconformados entendem que se trata de teimosia de nossa parte, mas a sequência dos fatos mostra exatamente o contrário.

Muito antes de o ex-metalúrgico deixar o poder, o ucho.info reforçou a tese de que a verdade sobre a era Lula surgiria a qualquer momento, mostrando que a bolha de virtuosismo vendida aos brasileiros e ao mundo não passava de uma enorme farsa.

Secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke ousou externar sua preocupação com o caos reinante nos aeroportos brasileiros. Na ocasião, Lula abusou da galhofa e chamou Valcke, de forma indireta e inominada, de “idiota”. O executivo da FIFA, que não é uma reunião de monges tibetanos, simplesmente traduziu em palavras a realidade que todo brasileiro que viaja de avião conhece.

Para turbinar a pirotecnia palaciana, Lula anunciou investimentos de R$ 5 bilhões na reforma e ampliação dos aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Sem que até agora nada de tão expressivo tivesse acontecido no setor, o governo federal, por decisão da presidente Dilma Rousseff, optou pro privatizar os aeroportos de Guarulhos, Viracopos (Campinas) e Brasília, mas a concorrência vem sendo adiada repetidas vezes.

Ciente de que solucionar o problema dos aeroportos a tempo da Copa do Mundo é uma missão quase impossível, o relator da Comissão Especial da Lei Geral da Copa na Câmara, deputado federal Vicente Cândido (PT-SP), revelou nesta terça-feira (6) que inclui no texto final do relatório a proposta de utilização de aeroportos militares como forma de aliviar a demanda por aeroportos civis durante a Copa de 2014.

O ponto de partida da proposta mencionada pelo relator é uma emenda de autoria do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ). Se aprovada a proposta, o próximo passo será discutir com o Ministério da Defesa a possibilidade de utilização dos aeroportos militares para receber as equipes e autoridades dos países que participarão da Copa. De acordo com o petista Vicente Cândido, ainda não há definição sobre uma eventual cobrança do serviço pela utilização dos aeroportos militares ou se o governo federal franqueará a operação. O que se sabe é que os aeroportos militares não podem ser utilizados pela aviação comercial, especialmente por questões de segurança nacional.

Quando, para estocar os adversários políticos, criou o bordão “nunca antes na história deste país”, Lula sequer imaginou que tal frase seria a mais completa tradução do mais corrupto e ineficaz governo de todos os tempos.